01 de setembro de 2009 | 12:24

PCdoB quer coligação com PT na proporcional só para deputado federal

O PT baiano está irritadíssimo com proposta formulada pelo PCdoB para formalizar coligação na proporcional (para deputados) em 2010. O partido sugere que a chapa seja formada com o PT apenas na disputa para a Câmara dos Deputados, deixando de fora as vagas na Assembléia Legislativa.

Seria uma forma de viabilizar a reeleição dos atuais deputados – Álvaro Gomes, Edson Pimenta e Javier Alfaya -, já que a expectativa é que os candidatos petistas à Assembléia Legislativa, inclusive os atuais parlamentares, venham com força total, em decorrência, inclusive, do fato de o PT ser, na atualidade, governo.

Apesar do conceito reinante de que o partido do governo, no caso, o PT, não tem como se esquivar de pedidos de coligação proporcional, feitos normalmente como forma de fechar apoios, os petistas acham que, neste caso, os comunistas querem aplicar de espertos sobre eles.

Hoje, pelos cálculos dos próprios deputados, os parlamentares governistas, especialmente os petistas, precisarão de, no mínimo, 50 mil votos para se eleger. O patamar cairia para 20 mil no caso dos deputados da bancada oposicionista.

Comentários