02 de setembro de 2009 | 19:31

Recuperando-se da intervenção no PDT, Severiano ganha jantar de “desagravo” amanhã

Um grupo de lideranças e militantes pedetistas organizam um jantar de “desagravo” ao ex-presidente do PDT, Severiano Alves, amanhã, às 19h30, na churrascaria Prazeres da Carne. Está prevista a presença de secretários e subs municipais, vereadores, prefeitos, lideranças do interior e empresários.

Trata-se do primeiro ato articulado em favor de Severiano desde que ele foi obrigado a afastar-se do PDT para viabilizar o apoio do partido ao governador Jaques Wagner (PT), costurado pela articulação do governo diretamente junto ao presidente nacional da legenda, ministro Carlos Lupi (Trabalho).

Severiano forçou o apoio ao ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e o episódio o afastou politicamente pela primeira vez do ministro, com quem tem uma relação de amizade de quase 20 anos, reforçando as especulações de que o presidente Lula teria dado uma “mãozinha” na operação.

Reservadamente, o deputado federal baiano não esconde a mágoa e classifica o ato de Luppi abertamente como uma “intervenção” na legenda. A amigos, ele chegou a confessar que o ministro o deixou na mão nas negociações, ao combinar um jogo e fazer outro com a articulação política de Wagner.

Pelo que teriam acertado, Severiano ia exigir do governo a secretaria estadual de Educação, com o consentimento de Lupi. Na hora “h”, entretanto, o governo ofertou a pasta da Ciência e Tecnologia, o deputado rejeitou a proposta, mas foi posteriormente surpreendido com a aprovação do ministro à oferta.

O que aconteceu em seguida todo mundo sabe: Sem concordar com o espaço disponibilizado pelo governo, Severiano foi convidado a afastar-se da direção estadual do PDT, cujo comando passou às mãos do pedetista histórico e ex-secretário de Leonel Brizola Alexandre Brust.

Comentários