A reorganização das oposições, articulada, entre outros, por Abreu, teria levado Moema a pensar num plano ousado 30 de janeiro de 2012 | 07:35

EXCLUSIVO: Abreu organiza oposição, enquanto Moema busca formas de manter controle de Lauro

exclusivas

Com carta branca concedida pelo presidente estadual do PR, o ex-senador César Borges, Marcelo Abreu (PR), secretário de Serviços Públicos do prefeito João Henrique (PP), começou a coordenar de maneira informal a oposição à prefeita Moema Gramacho (PT) em Lauro de Freitas, com o objetivo de vencer as eleições de outubro próximo e voltar ao poder no município vizinho a Salvador.

Abreu, que, segundo correligionários, teria conseguido reunir cerca de 15 mil pessoas em Lauro de Freitas, quando se filiou ao PR, em outubro passado, já foi prefeito e secretário municipal em Lauro de Freitas, motivo porque teria, além de experiência, grande conhecimento da política local. Hoje, o PR tem um candidato forte à Prefeitura da cidade. Trata-se do vereador Bitinho.

Mas Marcelo Abreu conseguiu atrair para a frente oposicionista Doutor Márcio (PP), que conta com o apoio de João Leão, chefe da Casa Civil de João Henrique, e estaria seduzindo Chico Franco (PCdoB), que, mesmo apoiando Moema, sabe que não terá seu apoio para a sucessão local. Por este motivo, a chegada de Abreu no PR está sendo considerada fundamental para os planos da oposição de vencer em Lauro de Freitas.

Informações de bastidores dão conta de que o deputado federal Maurício Trindade (PR), um dos que trabalham no partido pela aproximação com o governo Jaques Wagner, queria controlar a legenda em Lauro de Freitas para colocar a sigla à disposição de Moema. César Borges preferiu dar o controle do partido, entretanto, a Abreu, que tem buscado criar as chances reais de vitória para os partidos que fazem oposição à prefeita.

“Com Marcelo, que é muito habilidoso, cria-se um cenário de reais dificuldades para Moema. Ela quer vencer de qualquer jeito. Afinal, uma derrota enfraquece sobremaneira o PT de maneira geral para a sucessão estadual de 2014?, disse um político local ao Política Livre. Moema já escolheu como seu candidato à Prefeitura o vice-prefeito, João Oliveira, que pertenceu ao PSDB e ela filiou ao PT.

Pressentindo o fechamento do cerco contra ela, a prefeita estaria avaliando seriamente a possibilidade de renunciar ao cargo para se tornar secretaria do amigo e governador Wagner, o que abriria a possibilidade de o vice concorrer em outubro próximo sentado na cadeira de prefeito, o que, em tese, reforça infinitamente a sua candidatura. Na hipótese de vitória, Moema poderia retornar ao comando da cidade em 2016, já que, na condição de prefeito, Oliveira não poderá mais se reeleger naquele pleito.

O fato de ser secretário de Serviços Públicos de João Henrique e colega de secretariado de João Leão, ambos do PP, representaria ainda outro trunfo para Abreu, que também tem o nome lembrado para candidato dos partidos de oposição na cidade. Ele conta, entretanto, com a oposição do próprio prefeito ao projeto de abrir mão da secretaria, embora tenha até abril, prazo final de desincompatibilização, para decidir.

Comentários