João Henrique (PP), prefeito de Salvador 18 de abril de 2012 | 09:04

JH critica prefeitos do PT e manda recado sobre 2014: “Podem ficar com medo”

salvador

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), confirmou, em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Itapoan, que pensa em sair candidato a governador em 2014 e mandou um recado para possíveis adversários, no maior estilo Zagallo – “vocês vão ter que me engolir”: “Aqueles que estão com medo de concorrer com João Henrique em 2014, podem ficar com medo, porque o prefeito não vai estar inelegível”, declarou, concluindo a resposta que o apresentador Raimundo Varela fez sobre as suas contas. “Houve uma mudança no entendimento do TCM. Foram mudanças nos procedimentos contábeis. Não houve dolo. Não houve improbidade do prefeito”. Ainda sobre 2014, João Henrique disse que governar Salvador é “mais difícil que governar a Bahia”. “(O futuro) A Deus pertence. Eu acho que, naturalmente, quem passa pela experiência de ser prefeito de uma cidade com os desafios de Salvador, fica preparado. Você passa por uma experiência que lhe prepara para desafios maiores. Governar Salvador é mais difícil do que governar a Bahia”.

Perguntado sobre a atuação do governo do Estado em Salvador, o prefeito aliviou para o governador Jaques Wagner (PT), mas bateu, sem citar, em prefeituras administradas pelo PT. “Salvador é uma Prefeitura de 417 municípios. Será que o município que tem a maior renda per capita do Brasil não tem condição de ter estrutura de saúde? Será que municípios que são polos industriais não têm condição de ter uma estrutura? Por que eles preferem colocar em uma ambulância e mandar pra Salvador? É injusto”, declarou, se referindo às cidades de São Francisco do Conde, administrada pela prefeita Rilza Valentim (PT), e Camaçari, gerida pelo prefeito Luiz Caetano (PT).

João Henrique defendeu ainda que o metrô seja colocado imediatamente nos trilhos, por Salvador ter uma “cultura de andar de ônibus”, e ser necessário preparar técnicos e usuários do novo sistema de transporte. Ele comentou ainda os subsídios do metrô: “Ora, todos os metrôs no mundo inteiro são subsidiados. R$ 2,5 milhão. Esses transportes não se pagam. Na fase experimental, a ideia é não cobrar tarifa”. João Henrique comentou ainda os efeitos da seca, dizendo que o problema tem levado mais pessoas a virem morar em Salvador. “Com a seca que está grassando no interior da Bahia, imagine quantas pessoas estão chegando a Salvador por dia! Salvador está concentrando a maior quantidade de quilômetro quadrado do Brasil. E mais gente tem vindo morar em Salvador. Hoje, o sonho de qualquer brasileiro é morar em Salvador. Pode fazer uma pesquisa, não é mais morar em São Paulo”, disse.

Thiago Ferreira
Comentários