Eliel Santana, que costurou o apoio, queria ser candidato a vice de Pelegrino, mas não deixaram 22 de maio de 2012 | 10:34

EXCLUSIVO! EXCLUSIVO: PSC fecha apoio a Pelegrino e indica Ibametro e outros cargos nos governos federal e estadual

exclusivas

Numa reunião ocorrida na semana passada da qual o governador Jaques Wagner (PT) participou ativamente à distância, o PSC fechou o apoio à pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador e o ingresso na base governista estadual.

Em troca, a legenda vai poder indicar a presidência do Ibametro, duas diretorias da Junta Comercial da Bahia (Juceb), uma diretoria de um importante órgão federal no Estado, além de um número razoável de cargos menores na estrutura do governo.

A expectativa é de que o anúncio ocorra até a próxima semana. Trata-se do segundo partido de porte que apóia a candidatura de Pelegrino. O primeiro foi o PSD, do vice-governador Otto Alencar. Legendas nanicas, como o PRP, o PTC e o PTdoB, também já fecharam aliança com o petista.

No início das tratativas, conduzidas diretamente pelo presidente do PSC, Eliel Santana, o partido tentou empurrar seu nome para a vice de Pelegrino, mas o PT e o governo bloquearam a intenção até segunda ordem.

Apesar de ter eleito cinco deputados à Assembleia nas eleições de 2010, quando participou da campanha ao lado do então candidato peemedebista Geddel Vieira Lima, o partido mantém apenas dois parlamentares na Casa, um dos quais o polêmico Targino Machado, que o governo teve que engolir no pacote, já que é considerado figura “intratável” tanto por governistas como oposicionistas.

A celebração do acordo com o PSC, por meio da entrega de vários cargos no governo estadual e num órgão federal, é a primeira prova concreta de que Jaques Wagner resolveu arregaçar as mangas para eleger Pelegrino, num momento em que as oposições se dispersam com candidaturas próprias.

Raul Monteiro
Comentários