31 de maio de 2012 | 18:53

EXCLUSIVO: Sem apoio de outros partidos, candidatura de Leão começa a descer a ladeira

salvador

Com o muito provável apoio do PPS a ACM Neto (DEM) e do PSC a Nelson Pelegrino (PT), os quais devem ser fechados ainda neste final de semana, começou a descer a ladeira a pré-candidatura à Prefeitura de Salvador de João Leão (PP).

Sem outras legendas a apoiá-lo, o pré-candidato do PP fica com tempo diminuto na TV para divulgar sua mensagem ao eleitorado, o que significa poucas chances de elevar os baixos percentuais que registra até agora nas pesquisas neste início de pré-campanha.

A situação piora porque o PP também está dividido com relação à sua presença na disputa. A ala ligada ao deputado federal Mário Negromonte já teria jogado a toalha, preferindo indicar o candidato a vice na chapa de Nelson Pelegrino.

O nome preferido de Negromonte seria o de José Mattos, atual secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, que acabou de receber uma medalha na Câmara Municipal, concedida pelo alto comissariado petista, numa claro sinal de que é aceito pelo partido de Pelegrino.

Em conversa recente com um petista que o procurou para tratar da retirada da candidatura de Leão, Negromonte teria confessado que só há uma maneira de o colega se manter na disputa: se o prefeito João Henrique decidir bancar inteiramente a sua campanha.

“Sem isso (o apoio integral de João Henrique), na visão de Negromonte, Leão não tem como se sustentar”, acrescenta uma fonte petista ao Política Livre. Pressentindo o quadro afunilar-se contra ele, Leão também teria adotado uma tática.

Amigos do pré-candidato do PP estariam divulgando para políticos com quem conversam que o governador Jaques Wagner (PT) teria recomendado que ele se mantenha na disputa como forma de ajudar a derrotar as oposições em outubro.

Mas, para gente próxima a ele, a versão de Leão estaria baseada num entendimento que ele captou no campo governista: o de que não dá para atender à exigência de João Henrique (PP) de ter sua administração defendida pelo candidato que o prefeito decidir apoiar.

“É isto que está emperrando a formalização da aliança do PP com Pelegrino. O PT acha muito difícil ir para a TV defender o governo do atual prefeito”, completa a mesma fonte.

Leia também EXCLUSIVO: PPS deve fechar com ACM Neto, aumentando tempo do TV de democrata

Raul Monteiro
Comentários