Maurício Trindade mostra disposição para entrar no jogo sucessório 30 de maio de 2012 | 09:30

EXCLUSIVO: Trindade antecipa-se a Pelegrino e se licencia de mandato para disputar Prefeitura de Salvador

salvador

O deputado federal Maurício Trindade (PR) encaminha hoje à Câmara seu pedido formal de licença do mandato para dedicar-se à campanha municipal em Salvador. Trata-se da primeira prova concreta de que ele não brinca quando afirma que pretende disputar a Prefeitura.

Com a decisão, Trindade antecipa-se, inclusive, a concorrentes como Nelson Pelegrino (PT), candidato do governo estadual à sucessão do prefeito João Henrique (PP).

Atendendo a sugestão do governador Jaques Wagner, Pelegrino chegou a anunciar que também se licenciaria com o mesmo objetivo, mas até agora o pedido não foi feito à Câmara. Com a medida, o petista permitiria ao suplente Emiliano José retomar o mandato de deputado federal.

Com a saída de Trindade da Câmara, quem assume em seu lugar é ex-deputado Colbert Martins Filho (PMDB), primeiro suplente da coligação da qual fez parte o PR nas eleições estaduais passadas.

Por este motivo, a decisão foi interpretada também como um aceno do pré-candidato do PR ao PMDB tanto em Salvador quanto em Feira de Santana, onde são cada vez mais fortes os comentários de que Colbert pode indicar o vice do pré-candidato do DEM à Prefeitura, José Ronaldo.

“Com a licença, Trindade mostra, primeiro, que é candidato, ou seja, pelo menos neste primeiro momento ele não integra o pacote de aproximação do ex-senador César Borges com o governo Jaques Wagner e o PT em Salvador”, afirmou uma fonte do partido.

O segundo aceno de Trindade, segundo a mesma fonte, é que, além de se considerar verdadeiramente no páreo sucessório, ele deve abrir espaço para conversações mais amplas com partidos como o PMDB, legenda do suplente beneficiado com sua licença.

Raul Monteiro
Comentários