Alexandre Brust é o presidente estadual do PDT 10 de junho de 2012 | 15:03

EXCLUSIVO: Decisão do PDT frusta petistas e fortalece tese da candidatura de Félix Jr. a prefeito de Salvador

salvador

A decisão da convenção pedetista de delegar para as executivas municipal e estadual a decisão sobre o posicionamento do partido nas eleições em Salvador é protelatória e traz mais problemas para o PT do que para qualquer outro partido interessado diretamente na sucessão do prefeito João Henrique (PP).

Entre os políticos baianos, os petistas eram aqueles que tinham mais pressa em obter apoio do PDT ao nome do prefeiturável Nelson Pelegrino. Agora, o PT já não sabe se conseguirá atrair o partido ou se terá que conviver com a idéia de que o aliado também terá candidato a prefeito.

O DEM, outro partido que passou a cortejar o PDT, acha que só ganha com a demora na definição pedetista. Como observou agora há pouco ao Política Livre um político democrata, melhor que o partido definir-se agora pelo nome de Pelegrino ou pela candidatura própria é transferir a decisão para depois.

Se os pedetistas decidirem pelo apoio a ACM Neto, os democratas ainda estarão no lucro, diz a mesma fonte, observando que, por estar na base do governo Jaques Wagner, o PDT é – e sempre foi -, preferencialmente, um parceiro dos petistas baianos.

A medida protelatória pode ser atribuída diretamente ao presidente nacional da legenda, o ex-ministro Carlos Lupi, que não vê com bons olhos uma adesão automática ao PT baiano, desde que caiu do Ministério do Trabalho no governo Dilma Rousseff, alegadamente por influência petista e depois de críticas de Jaques Wagner.

Não se sabe se é fruto de um acordo prévio, mas a decisão da convenção pedetista de hoje favorece, internamente, também o deputado federal Félix Mendonça Jr., que vem se ensaiando como pré-candidato a prefeito no partido. Filho do ex-deputado Félix Mendonça, Félix Jr. é um jovem e rico empresário que não teria dificuldades em obter recursos no meio empresarial para deflagrar sua campanha.

Sua participação na disputa também traria muita alegria aos candidatos a vereador do PDT, doidos por um concorrente na campanha majoritária que os ajude a se eleger. Não foi por acaso que 90% deles que se manifestaram na convenção de hoje defenderam a candidatura de “Felinho” à Prefeitura.

Se foi boa para Félix Jr., a decisão de hoje não pode ser considerada das melhores para o grupo liderado pelo deputado estadual Marcelo Nilo, o presidente da Assembleia Legislativa, que tinha pressa em fazer o partido marchar logo na direção da campanha de Pelegrino.

Por outro lado, tanto um quanto outro ganha tempo para trabalhar pesado nas bases partidárias e tentar fortalecer suas posições com vistas à posição definitiva que o PDT será obrigado a tomar ainda este mês ou, no mais tardar, em julho.

Raul Monteiro
Comentários