Foto: Divulgação/Arquivo/Secom
As obras do metrô de Salvador continuam difíceis 07 de outubro de 2013 | 19:10

Vereadores resistem a votar projeto do metrô de Salvador

exclusivas

O comentário correu solto agora à tarde na Câmara Municipal: o governo do Estado terá dificuldades grandes para arregimentar os 29 votos que representam a maioria absoluta para votar o projeto que isenta as obras do metrô de Salvador de ISS e também equipara o valor do tributo sobre o futuro serviço ao mesmo utilizado nos ônibus, que é de 2%.

O motivo para as dificuldades é simples: além de a ida à Câmara do chefe da Casa Civil do governo estadual, Rui Costa, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, ter sido considerada insuficiente para convencer os vereadores da importância da medida, conseguir a maioria absoluta não é tarefa fácil na Casa.

“Acabamos de arrochar a população com o aumento do IPTU. Não faz sentido dar isenção para empreiteiro”, diz um vereador que procurou o Política Livre para se queixar do projeto. Mais explícito, outro revelou que não é possível que as negociações para a votação envolvam apenas o governo e a Prefeitura, excluindo a Câmara.

“Quem Rui Costa pensa que é? Que tem os olhos azuis de Brad Pitt para fazer os vereadores aqui votarem por amor?”, questionou um outro vereador extremamente irritado. Os vereadores julgam que pelo menos 19 deles estariam determinados a votar contra o projeto, esvaziando a possibilidade de ser aprovado num universo de 43 membros da Câmara.

Entre eles, estariam vereadores do próprio PT e da base do prefeito ACM Neto (DEM), como integrantes da bancada do PTN, que discutiu o assunto hoje à tarde, quando vários vereadores criticaram a proposta. Prevendo as dificuldades, o governo do Estado teria tomado a iniciativa de cancelar a vinda da presidente Dilma Rousseff a Salvador, nesta quarta-feira.

Entre os projetos que ela deveria assinar, estaria um relacionado diretamente ao metrô, iniciativa que perderia o sentido no caso de a Câmara não aprovar antes a proposta do governo estadual. Hoje, a matéria se encontra sobrestando a pauta, jargão utilizado para justificar que nada se vota na Casa antes do projeto.

Comentários