Foto: Divulgação
Reunião aconteceu na última segunda-feira 14 de novembro de 2013 | 19:09

Secom omite nome de Lídice de audiência com secretário

exclusivas

Omissão deliberada ou simples esquecimento? A secretaria de Comunicação do governo Jaques Wagner (PT) omitiu o nome da senadora Lídice da Mata (PSB) de release em que a secretaria estadual de Cultura anunciou que irá patrocinar o evento “Acontece no Museu” no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) na última semana de novembro. Detalhe: Lídice foi a autora do pedido de audiência ao secretário Albino Rubim para tratar do assunto. Ao divulgar a decisão, o release do governo apresenta uma declaração do secretário e cita apenas a presença, no encontro, do presidente do Muncab, José Carlos Capinan, e do professor Jorge Portugal, que acompanharam a senadora na visita à Secult. Na audiência, Lídice havia sido entrevistada pela jornalista da assessoria da Secult. A omissão do nome da senadora do texto de divulgação da Secom foi revelada a este Política Livre por uma fonte da própria Secult, dando a entender que a exclusão não partiu de lá. O site também obteve uma foto que atesta a presença da senadora na audiência, transcorrida em clima descontraído, pelo que indica a imagem. Lídice é pré-candidata do PSB ao governo do Estado e aparece melhor nas pesquisas de intenção de votos do que todos os candidatos governistas juntos. Será que foi este o motivo da omissão?

Veja abaixo o release recebido por este Política Livre:

“SECULT IRÁ PATROCINAR EVENTO NO MUSEU NACIONAL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Acontece no Museu’ é o evento que Secretaria de Cultura do Estado (Secult) irá patrocinar no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Munca), na última semana deste mês. O encontro, que reunirá linguagens artísticas como a música e as artes visuais, pretende fortalecer o conceito de museu em processo e aproximar a comunidade do espaço, que pode ser tornar o primeiro equipamento cultural vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) na Bahia.

“Contribuir com o fortalecimento da programação do Muncab é também mais uma demonstração de nosso apoio ao processo de federalização do museu. Faz todo sentido a presença desse importante equipamento cultural em nosso estado, devido ao processo histórico e à influência da cultura negra na Bahia”, afirmou o secretário Albino Rubim, em reunião na segunda-feira (11), em Salvador.

Durante o encontro, que contou com a participação do presidente e do vice-presidente da Amafro – instituição responsável pela instalação do Muncab, o poeta José Carlos Capinan e o professor Jorge Portugal, foi destacada ainda a necessidade equacionar a prestação de contas da instituição para dar continuidade à federalização do espaço.

“Até lá, iremos buscar outras formas de patrocínio e operar de forma mínima, trabalhando a própria vocação do museu. Com este evento, iremos mostrar nossa energia e capacidade realizadora, porque o Muncab tem que sinalizar vida, inclusive do ponto de vista simbólico, do patrimônio cultural de matriz africana”, avaliou Capinan. Ele destacou que o evento acontece em um momento significativo para a diáspora africana no Atlântico, porque novembro é o mês da Consciência Negra.”

release_secult Reprodução do texto publicado no site da Secom

Comentários