Foto: Walter Pontes/Arquivo
Será que ACM Neto pensaria mesmo em sair candidato, como imagina o governo? 10 de dezembro de 2013 | 10:02

Para governo, ACM Neto ainda pode ser candidato em 2014

exclusivas

A estratégia do prefeito ACM Neto (DEM) de sugerir o adiamento da definição do candidato a governador das oposições para o ano que vem a fim de evitar desgastes desnecessários ao escolhido recebeu uma outra interpretação por parte da articulação política do governo estadual. Na avaliação de políticos próximos ao governador Jaques Wagner, no fundo o democrata quer atrasar a escolha da candidatura por achar que ele próprio pode assumir o desafio de disputar a sucessão.

O que levanta a suspeita entre os governistas é o fato de ACM Neto continuar liderando, com muitos pontos à frente, as pesquisas de intenção de voto às eleições estaduais de 2014 e estar com muito boa avaliação na população da capital. Eles acreditam que, apesar de vir firmando o compromisso público de não renunciar à
Prefeitura para entrar na disputa, como um bom político ACM Neto não poderia fechar os olhos para um cenário que lhe é tão favorável.

Por esta interpretação dos governistas, prorrogando o período de escolha do candidato para após o Carnaval, o prefeito teria, além de tempo para avaliar como proceder, principalmente com relação ao enigma de sua vice, a desconhecida Célia Sacramento (PV), no caso de renunciar, um nível muito mais confiável de informação, oferecido pelas próprias sondagens de opinião, sobre os riscos de efetivamente lançar-se à sucessão estadual.

No grupo mais próximo do prefeito, o assunto deixou de ser abordado publicamente desde que ele passou a reagir com firmeza a qualquer especulação de que poderia ser candidato. A mesma percepção se espalha entre os partidos e os pré-candidatos de oposição que orbitam em torno do prefeito. Pelo mesmo motivo, já há algum tempo a
possibilidade de Neto assumir a candidatura deixou de ser um assunto entre eles.

O fato de fontes do DEM terem dado em off à imprensa de Brasília, na semana passada, a informação de que Paulo Souto será candidato pelo partido, mas só vai anunciar a decisão publicamente depois do Carnaval, teria praticamente consolidado a idéia de que ACM Neto está definitivamente fora do páreo, gerando projeções para a formação de uma chapa liderada pelo ex-governador que teria como vice o atual candidato do PSDB, João Gualberto, e como nome ao Senado o peemedebista Geddel Vieira Lima.

Dos três, Geddel é o único que se coloca frontalmente contrário à tese do prefeito de que o lançamento do candidato oposicionista pode aguardar mas, pelo que se tem percebido, foi voto vencido frente a liderança assumida por Neto sobre todo o grupo. Se a articulação política do governador Jaques Wagner projeta um cenário em que o prefeito aparece como candidato, é porque, de fato, o teme como concorrente eventualmente mais forte para a candidatura governista de Rui Costa.

Pesquisas em poder tanto de ACM Neto quanto de Rui colocam o prefeito como líder disparado das intenções de voto, seguido por Paulo Souto. Os três sabem, no entanto, que o aspecto de novidade representado pelo neto do ex-senador ACM frente a um projeto de continuidade encabeçado pelo candidato do governador pode ser um elemento a turbinar favoravelmente e de forma surpreendente a eventual candidatura do prefeito.

Raul Monteiro
Comentários