Foto: Fotomontagem/Política Livre
Tude, Caetano e Elinaldo: DataQualy mostra empate técnico para sucessão de Ademar em Camaçari 02 de julho de 2015 | 10:53

Tude, Caetano e Elinaldo embolam disputa em Camaçari

exclusivas

A disputa pela Prefeitura de Camaçari está embolada entre o ex-prefeito José Tude (PTN), o deputado federal Luiz Caetano (PT) e o vereador Elinaldo, do DEM, segundo pesquisa DataQualy obtida com exclusividade por este Política Livre. Realizado entre os dias 23 e 26 de maio com 611 entrevistados e margem de erro de 4% para mais ou menos, o levantamento espontâneo (quando o entrevistador não apresenta o nome dos candidatos) indica que, se a eleição fosse hoje, Elinaldo teria 7,2%, Caetano, 5,4%, e Tude, 3,6%. O atual prefeito, Ademar Delgado (PT), aparece com 3,1%, ao passo que Não sabe em quem votar soma 70,2%, Outros 1,1% e Branco e Nulo, 9,5%.

Na sondagem estimulada, quando o nome dos candidatos é apresentado ao entrevistado, Caetano aparece com 29,3% das intenções de voto, Elinaldo 27,3% e Tude, 24,9%, embolados na disputa pela sucessão de Ademar, que registra apenas 4,3% das intenções de votos. Brancos e nulos são 9,5% e Não Sabe 4,7%. Os petistas são também campeões de rejeição. Caetano, que lidera na estimulada, é rejeitado por 35% do eleitorado, enquanto Ademar o supera com 57% de rejeição, o que, somado com as intenções de voto que possui hoje, significa que, se a eleição fosse agora, o atual prefeito seria fragorosamente derrotado.

Quando confrontados com a pergunta “Qual o melhor prefeito que Camaçari já teve até hoje?”, os entrevistados cravaram 39,4% para Caetano e 35,8% para Tude. Ademar surge com 2,3%, Não sabe 12,3%, Nenhum 8,8% e Outros 1,4%. No cenário em que são apresentados os nomes de Tude, Elinaldo e Caetano, o ex-prefeito do PTN aparece com 26%, o vereador do DEM 28,6% e o deputado federal 30,8%. Fora da política há anos, o ressurgimento do nome de Tude seria explicado pela campanha realizada em 2012 no município, quando por pouco Maurício de Tude (PTN) perdeu para o hoje prefeito.

A pesquisa, que tem índice de 95% de confiabilidade, mostra o crescimento de Tude e Caetano como opções no campo governista para a sucessão de Ademar, com quem o deputado federal rompeu no princípio do ano e vem querendo suceder no município. Com sede na Bahia, a DataQualy é um dos institutos de pesquisa mais bem conceituados do país, realizando consultas e pesquisas de opinião em todo o Brasil.

Comentários