Foto: Angelo Pontes
Antonio Elinaldo 19 de dezembro de 2016 | 15:00

Prefeito eleito de Camaçari anuncia oficialmente secretariado

interior

“Um secretariado qualificado, com experiência e conhecimento nas áreas de atuação e disposição para trabalhar não apenas nos gabinetes, mas nas ruas, ouvindo e atendendo a população”. Esse é o perfil, segundo ele, do time que o prefeito Antonio Elinaldo anuncia hoje para ocupar os cargos de primeiro escalão a partir de janeiro de 2017. Eles se somam aos nomes que já haviam sido confirmados oficialmente: Helder Almeida, para a secretaria de Governo; Renato dos Santos Almeida, para a pasta da Fazenda; e o jornalista Biaggio Talento para a função de coordenador de Comunicação. Vale lembrar que, a partir de janeiro, Camaçari terá apenas 13 secretarias, que serão Governo; Administração (com o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal); Fazenda; Educação; Saúde; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Cidadania; Cultura; Esporte, Lazer e Juventude; Infraestrutura e Habitação; Agricultura e Pesca; e Serviços Públicos (com a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari e a Superintendência de Trânsito). “Reduzimos o número de secretarias em 35% para economizar nos gastos e, assim, podermos aplicar mais recursos na melhoria dos serviços e em investimentos para Camaçari. Essa equipe que montamos está imbuída da mesma filosofia. O foco será o cidadão. Por isso, mesmo naqueles casos em que a função será preenchida por um político, escolhemos nomes qualificados e com experiência visando servir Camaçari e me auxiliar”, afirma Elinaldo.

Confira abaixo os nomes e currículos dos secretários e de ocupantes de alguns cargos do segundo escalão:

Governo

Helder Almeida

Formado em Administração, é servidor estadual de carreira, lotado no Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Já foi deputado estadual e exerceu vários cargos no âmbito da Prefeitura de Camaçari, onde também foi vice-prefeito. Ele hoje ocupa o cargo de superintendente regional do Incra na Bahia.

Fazenda

Renato dos Santos Almeida

Formado em Ciências Contáveis, ele é auditor fiscal de carreira do estado, professor de Contabilidade Tributária e especialista nas áreas públicas e de gestão, com títulos de especialização internacionais. Já foi delegado regional na Secretaria de Fazenda da Bahia e secretário da Fazenda de Alagoinhas de 2009 a 2015. Atualmente, o ocupa o cargo de diretor de Orçamento e Finanças da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Saúde

Elias Natan

É médico formado pela Associação Bahiana de Medicina, com especialização em Medicina Desportiva e Gestão Clínica nos Hospitais do SUS. Ocupou cargos importantes como o de diretor-médico do Hospital Geral Menandro de Farias (Lauro de Freitas) e do Ernesto Simões Filho (Salvador). Foi auditor do SUS na Secretaria de Saúde do Estado, médico do Esporte Clube Bahia e secretário municipal de Saúde em Cachoeira. Em Camaçari, como vereador, presidiu a Comissão de Saúde da Câmara de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.

Educação

Neurilene Martins Ribeiro

Doutora em Educação, é pedagoga com especialização em Formação do Professor Alfabetizador, Leitura e Linguagem. Tem experiência principalmente na área da Educação Básica. Atuou como coordenadora pedagógica da Educação Básica de educadores de redes públicas no território do Projeto Chapada. Nos últimos cinco anos, foi colunista da revista Nova Escola e, atualmente, é coordenadora de Formação Pedagógica da Prefeitura de Salvador e professora de ensino superior.

Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Juliana Paes 

É urbanista com experiência no setor público e privado e formação fora do país. Possui experiência no planejamento e desenvolvimento urbano, tendo, inclusive, sido coordenadora do Planejamento Urbano e de Projetos em Camaçari entre 2006 e 2009. Atualmente, exerce a função de assessora especial da Secretaria de Urbanismo de Salvador (Sucom), onde atuou na elaboração do projeto Salvador 500 (o Planejamento Estratégico da Prefeitura) e do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Serviços Públicos

Armando Mansur Filho

É formado em Ciências Econômicas e em Direito. Atuou como gerente administrativo e financeiro de várias empresas, prestando serviços tanto ao setor público como privado, como no caso da implantação da Central de Tratamento de Resíduos das prefeituras de Teresina (PI) e Timon (MA). Tem experiência também na área organizacional e de treinamento de desenvolvimento de pessoal.

Infraestrutura e Habitação

Joselene Cardim B. Souza

É engenheira civil com especialização em Gerenciamento na Construção Civil. Funcionária de carreira concursada da Prefeitura de Camaçari. Já ocupou a função de gerente de Obras e secretária de Obras em Dias D´Ávila. Também foi secretária de Infraestrutura e Obras em Candeias.

Cultura

Márcia Tude

É formada em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas. Foi secretária de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, onde implantou e assumiu todos os compromissos oriundos do primeiro edital de apoio à cultura, e vice-presidente do Conselho de Cultura do mesmo município. Também ocupou o cargo de diretora da Unidade Pacificadora de Arte e Cidadania de Itinga, em Lauro de Freitas. É poetisa, vencedora do prêmio Brasken de Literatura e do Prêmio Economia Criativa do Ministério da Cultura.  Captou recursos para vários espetáculos teatrais.

Desenvolvimento Social e Cidadania

Simara Ellery

Radialista, esteve à frente das Voluntárias Sociais de Camaçari em duas gestões. Foi deputada federal, líder do PMDB na Câmara e titular de comissões importantes, como da Educação e Minas e Energia. Participou de várias missões oficiais do governo brasileiro em países do exterior, como Coreia do Norte e China.

Desenvolvimento Econômico

Sérgio Vilalva 

É administrador de empresas com pós-graduação em Finanças e Logística. Empresário de origem, atuou durante muitos anos em multinacionais nos estados da Bahia, Pernambuco e São Paulo. Vilalva tem vasta experiência no segmento corporativo, tendo contribuído diretamente para a atração de diversas empresas ao longo da sua carreira. Nos últimos dois anos, já no segmento público, exerce o cargo de diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Salvador.

Administração

Reginaldo Paiva

É formado em Letras, Direito e Ciências Contáveis, com especialização em Contabilidade Tributária. Atuou como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado, como inspetor fazendário de Alagoinhas, Itaberaba e Feira de Santana. Foi diretor Administrativo e Financeiro e coordenador de Auditoria de Trânsito do Detran. Foi ainda professor de vários colégios e faculdades.

Esporte, Lazer e Juventude 

Rui Magno de Carvalho

Formado em Contabilidade, foi funcionário concursado do extinto Baneb, onde chegou a ser gerente. Foi vereador por quatro mandatos em Camaçari, se dedicando a temas relacionados ao estímulo ao esporte e defesa da juventude. Ocupou cargos de assessoria tanto na Câmara Municipal, onde exerceu a presidência, quanto na Prefeitura.

Agricultura e Pesca

Antônio Falcão

É formado em Teologia. Trabalhou durante muitos anos no Polo Petroquímico de Camaçari. No serviço público, foi supervisor na Prefeitura de Camaçari, assessor na Câmara de Vereadores da cidade e na Assembleia Legislativa da Bahia. Está no segundo mandato como vereador, tendo como base eleitoral o distrito de Pojuca, onde sempre teve ligação com o setor pesqueiro e agrícola.

Procuradoria Geral do Município

Bruno Nova

Advogado, é mestre em Direito Público. Atua como procurador de carreira do município de Camaçari desde  2013. É um dos membros da comissão de transição montada pelo prefeito eleito Antonio Elinaldo para buscar e receber as informações relativas à atual gestão em Camaçari.

Superintendência de Transporte e Trânsito

Armando Yokoshiro Filho

É formado em Administração com ênfase em Gestão de Negócios. Ocupa atualmente a função de chefe de Gabinete da Transalvador, órgão que cuida do trânsito na capital baiana. No mesmo órgão, já exerceu funções como diretor de Trânsito, gerente de Fiscalização e de Táxi e Transportes Especiais. Foi, ainda, chefe de fiscalização de estações de transbordo de Salvador e do setor de transportes alternativos. Tem larga experiência quando o assunto é gestão de transporte e trânsito.

Ouvidoria

Oswaldo Marcolino Filho

É empresário, publicitário e administrador de empresas. Foi duas vezes presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaçari e do Sindilojas. Há 15 anos é conselheiro do Comitê Industrial de Camaçari (Cofic).

Instituto de Seguridade do Servidor Municipal 

Maurício Santos Costa

Formado em Direito com especialização em Gestão de Negócios, é servidor público municipal de carreira, com experiência no desenvolvimento de projetos. Foi professor e administrador de empresas privadas.

Limpec

Janete  Aparecida Araújo e Silva

É formada em Direito. Tem experiência na área jurídica no setor privado. Atuou em áreas relativas à educação ambiental.

Comunicação

Biaggio Talento

Jornalista com larga experiência e influência na imprensa baiana e nacional, foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo na Bahia durante 19 anos. Está se afastando do jornal A Tarde, onde atuou como repórter e articulista desde 2006.

Comentários