Foto: Max Haack/Divulgação
02 de agosto de 2019 | 12:59

Deputado lança “Papo com Roma” e estimula rumores sobre tentativa de se viabilizar para 2020

exclusivas

Não é a primeira vez que surgem especulações em torno do nome do deputado federal João Roma (PRB) para a disputa pela prefeitura de Salvador no ano que vem, seja como candidato a prefeito ou a vice. Principalmente porque o grupo liderado pelo prefeito ACM Neto (DEM), com poucas opções viáveis nas eleições estaduais de 2018, e se vendo obrigado a lançar José Ronaldo (DEM) aos 45 minutos do segundo tempo, teria aprendido uma lição valiosa: a necessidade de ter vários nomes fortes e com densidade política capaz de encabeçar uma chapa majoritária.

Nesse sentido, além do primeiro nome na linha sucessória, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), outros aliados de primeira hora têm se movimentado de uma maneira que, na avaliação de pessoas próximas e observadores atentos, constituem tentativas de se viabilizar para a disputa que ocorrerá daqui a 14 meses.

No mês passado, por exemplo, João Roma (PRB), que, apesar do partido, não é ligado à Igreja Universal, lançou um projeto intitulado “Papo com Roma”, espécie de palestra interativa no Teatro Gregório de Matos. Segundo sua assessoria de imprensa, o objetivo é debater “de forma descontraída de temas importantes como as perspectivas da atual conjuntura política brasileira, a importância de se fazer política de verdade e a democracia como instrumento de mudança”.

Nos bastidores, o evento foi encarado por alguns como uma maneira óbvia de o parlamentar fazer seu nome circular ainda mais. Antes de ser eleito, Roma foi chefe de Gabinete da prefeitura. Ao chegar à Câmara, relatou o projeto de reforma tributária que tramita no Congresso e manteve seu costume de estar sempre presente em eventos públicos e aparecer ao lado de figuras de projeção na política nacional.

Resta saber se todo esse trabalho renderá os frutos necessários, sobretudo diante de tantos outros nomes com intenções supostamente semelhantes: Leo Prates (DEM), que já chefiou a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), hoje na pasta da Saúde; e Geraldo Jr. (SD), no comando da Câmara Municipal de Salvador (CMS).

Comentários