Foto: Reprodução/redes sociais
30 de agosto de 2019 | 11:30

Secretários intensificam agenda em meio a especulações sobre 2020

exclusivas

Especulados como possíveis opções para as eleições de 2020, os secretários de Saúde do Estado e do Município, Fábio Vilas-Boas e Leo Prates, respectivamente, têm intensificado as agendas de compromissos públicos nas últimas semanas.

Apenas na manhã desta quarta-feira (29), por exemplo, Vilas-Boas visitou cinco obras de unidades de saúde em Salvador, com ampla divulgação nas redes sociais.

Por sua vez, Prates vistoria nove obras de Unidades de Saúde da Família nesta sexta-feira (30). Segundo texto divulgado pela assessoria de imprensa da pasta, “o objetivo do trabalho é avaliar e contribuir para maior celeridade na entrega dos equipamentos, visando ultrapassar 55% de cobertura na atenção primária de saúde em Salvador até 2020”.

Nos bastidores, ambos são considerados nomes fortes, um para o governador Rui Costa (PT), e o outro, para o prefeito ACM Neto (DEM). Conforme avaliação do jornalista Osvaldo Lyra, em artigo no jornal Tribuna da Bahia desta sexta-feira (30), Vilas-Boas é um dos preferidos de Rui, ao lado do secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. Na avaliação de aliados, a estratégia ideal seria lançar um deles à prefeitura de Salvador e fazê-lo ganhar visibilidade, para então pavimentar o caminho rumo à sucessão estadual, em 2022.

Ex-vereador e eleito deputado estadual, Leo Prates ficou pouco tempo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Foi logo nomeado por Neto para a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e, meses depois, passou ao comando da pasta da Saúde. Segundo aliados, a ideia é transformá-lo em uma opção viável caso o atual pré-candidato, Bruno Reis (DEM), não vingue. Ou até mesmo para compor uma chapa forte, como candidato a vice-prefeito.

Para isso, porém, Leo Prates deveria se filiar a outro partido, sendo que o PDT, atualmente na base de Rui Costa, é um dos mais especulados. Ao Política Livre, o presidente da sigla no Estado, Félix Mendonça Jr., elogiou o democrata, mas rechaçou a possibilidade de, eventualmente, preencher uma vice. “Se ele [Prates] vier, é para ser candidato a prefeito”, condicionou.

Comentários