Foto: Divulgação/Arquivo
Assembleia Legislativa da Bahia 29 de agosto de 2019 | 12:24

Sem consentimento de presidente, reeleição na Assembleia volta à agenda da Casa

exclusivas

Um grupo de deputados na Assembleia Legislativa pensa em retomar a discussão para reintroduzir na Casa o direito à reeleição a cargos da mesa diretora, em especial à presidência do Poder.

A informação foi obtida com exclusividade esta semana por este Política Livre junto à turma que defende o direito sob o argumento de que em muitos Poderes a reeleição continua.

Ela seria integrada por parlamentares à esquerda e à direita.

Este Política Livre apurou que o presidente da Assembleia, deputado Nelson Leal (PT), no entanto, não participaria das articulações, mantendo-se equidistante do movimento dos colegas.

Entretanto, a maneira como conduz a Assembleia, que é muito elogiada pelos colegas, seria o principal motivo porque o assunto voltou à agenda da Casa.

A reeleição à mesa diretora foi extinta no ano passado pelos deputados por iniciativa do então presidente Angelo Coronel (PSD), eleito em outubro último senador da República.

Ele havia calcado sua campanha no combate à medida, que permitiu ao antecessor, o hoje deputado federal Marcelo Nilo (PSB), ter comandado a Casa durante cinco mandatos sucessivos.

Ao final, Nilo conseguiu ficar no comando da Casa durante 10 anos, feito inédito na história do Poder. Este Política Livre apurou também que o governador Rui Costa (PT) não se oporia à medida.

Além de alegar aos deputados que não se imiscuiria num assunto que diz respeito exclusivamente aos parlamentares, teria lembrado que o expediente não foi extinto no executivo.

Comentários