Foto: Manu Dias/Secom
Rui reuniu 110 vereadores, 49 prefeitos, oito deputados federais e 13 deputados estaduais 01 de agosto de 2019 | 18:52

Rui não inaugura aeroporto, mas mostra popularidade em entrega de policlínica em Conquista

exclusivas

Ao reunir 110 vereadores, 49 prefeitos, oito deputados federais e 13 deputados estaduais, mais um público estimado em 2 mil pessoas, em evento de inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Vitória da Conquista nesta quinta-feira (1), o governador Rui Costa (PT), após não participar da inauguração do aeroporto Glauber Rocha, dá clara resposta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que participou do ato no dia 23, mas o restringiu para 500 pessoas. Dos gestores que integram consórcio de Saúde, 28 estiveram presentes, com exceção apenas dos de Itapetinga, Rodrigo Hage e o de Vitória da Conquista, que dividiu o palanque com o presidente há uma semana, bem como ajudou a organizar a cerimônia.

Passada polêmica, Rui assegurou que não faria uma nova inauguração do aeródromo, sob a justificativa de que: “Já basta aquele constrangimento, aquele ambiente hostil que foi criado”. Porém, antecipou a inauguração da clínica regional e não deixou de alfinetar Bolsonaro. “O que nós vamos fazer em Conquista é a inauguração da policlínica sem lista de presença, sem credenciais e sem tapume”, disse. Após ser instalada uma guerra entre os governos estadual e federal pela paternidade do Glauber Rocha, um dos motivos que fizeram o petista desistir da sua ida teria sido a limitação de convites feita pelo Palácio do Planalto para participação do evento.

Na ocasião, Bolsonaro acusou o governador da Bahia de não autorizar que a Polícia Militar do Estado faça sua segurança durante o evento. Ainda, no vídeo que o presidente postou registrando sua chegada em Vitória da Conquista foi possível ver o prefeito ACM Neto (DEM), dirigindo-se a ele, afirmar: “(Rui) é raivoso e recalcado”.

“Eu não posso colocar Polícia Militar para espancar o povo baiano que quer conhecer o novo aeroporto. Então, quem é impopular e tem medo de ir para às ruas, fica em seu gabinete. Se o evento é exclusivamente federal, as forças federais cuidem da segurança do presidente. Eu não posso colocar PM para entrar em conflito com as pessoas que querem ver o aeroporto”, rebateu o petista, afirmando ainda governas nas ruas e não pelo Twitter.

Nesta quinta, entretanto, reforçando o rebate ocorrido na inauguração da policlínica em que pôde comprovar a sua popularidade, o líder petista disse que o evento contou com a participação do povo e de grande número de prefeitos porque “muitos deles não puderam comparecer a inauguração [do aeroporto], então é uma forma também deles conhecerem o equipamento”. Ainda sobre a ausência de Herzem, elencou que a festa era aberta para todos.

Por tabela, em discurso anunciou a construção da esperada Barragem do Catolé, que solucionará o problema de abastecimento de água na região e, assegurou que a obra sairá do papel com ou sem recursos federais.

Fernanda Chagas
Comentários