24 de setembro de 2019 | 12:57

Macron rebate Bolsonaro: ‘não é questão de lobby, queremos ajudar futuro da Amazônia’

mundo

O presidente da França, Emmanuel Macron, não assistiu ao discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral das Nações Unidas, mas rebateu um dos argumentos do brasileiro. Cerca de 30 minutos após o discurso, questionado pelo Estado sobre a fala de Bolsonaro, Macron disse que não se trata de interesse econômico na floresta, mas de pensar no futuro da região que é “um bem comum”.

“Eu estava em uma correria e não vi o discurso”, disse Macron. Diante da informação de que Bolsonaro afirmou que há interesse colonialista e de exploração da riqueza da região por parte dos que criticam o governo brasileiro, o francês respondeu: “Eu acho que todos nós só queremos ajuda as pessoas da Amazônia. (…) Temos muitas pessoas envolvidas no (debate sobre) futuro da Amazônia e e acho que o que queremos fazer é ajudar as pessoas, com completo respeito pela soberania, ajudando o povo. Não é questão de lobby ou interesse, os lobbies são para destruir a floresta para seus próprios interesses. O que nós queremos fazer é ajudar pessoas para elas mesmas e para o futuro da Amazônia, porque é um bem comum”, respondeu Macron.

Enquanto Bolsonaro saía do plenário da Assembleia Geral após assistir o discurso do americano Donald Trump, o francês se reuniu no corredor da ONU com o governador do Amapá, Waldez Góes. Não há previsão de encontro bilateral entre o governo federal brasileiro e a comitiva francesa.

Estadão
Comentários