Foto: Divulgação
Ônibus com ar-condicionado já entregues 27 de setembro de 2019 | 19:11

Neto admite quebra de TAC e estuda intervenção

salvador

O prefeito ACM Neto admitiu, na tarde desta sexta-feira (27), que houve quebra do Termo Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a prefeitura de Salvador e o grupo Integra sobre os novos ônibus com ar-condicionado. A denúncia foi feita pelo vereador Henrique Carballal (PV) na sessão da última segunda (23) na Câmara Municipal de Salvador. Segundo o parlamentar, dos 1 mil novos ônibus com ar prometidos em 4 anos, 250 deveriam ser entregues até o último dia 20, o que acabou não ocorrendo.

Sem mencionar o nome de qual empresa teria descumprido o acordo, o prefeito afirmou que a prefeitura não descarta uma intervenção. “Hoje, nós estamos estudando quais são as medidas legais que podem ser adotadas contra um consórcio, são três. Dois já cumpriram, aliás, ultrapassaram o número de ônibus que deveriam colocar pra rodar com ar-condicionado. Existe um outro consórcio que teria obrigação de colocar 81 ônibus e até então só assegurou 45. Então existem 36 ônibus em aberto. Vamos ter mais de 250, pode não ser um número tão representativo, mas nós vamos buscar cada ônibus. (…) A intervenção pode acontecer, é uma hipótese que está sendo aventada e discutida dentro da prefeitura, mas tudo tem que ser feito com muita responsabilidade”, disse Neto ao Política Livre.

O prefeito, no entanto, ressaltou a necessidade de ter cautela para resolver a situação. “Estamos falando de quase um terço da frota, não podemos permitir que o sistema entre em colapso, mas não vamos aceitar nenhum tipo de descumprimento do TAC, isso eu posso assegurar”, completou. As declarações foram dadas antes da inauguração da sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Comércio.

Fernanda Chagas e Raiane Veríssimo
Comentários