Foto: Reprodução/TV Alba
Fabíola Mansur (PSB) e Robinson Almeida (PT), deputados estaduais 21 de outubro de 2019 | 16:53

50 anos da Tribuna da Bahia são lembrados em discursos na Assembleia

bahia

O aniversário de 50 anos da Tribuna da Bahia, comemorado nesta segunda-feira (21), foi lembrado em discursos na sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Robinson Almeida (PT) ressaltou a história do jornal, que foi criado em 21 de outubro de 1969, pouco mais de 1 ano que foi baixado o Ato Institucional n° 5 (AI-5), o mais duro da ditadura militar.

“É bom recordar que a Tribuna da Bahia inovou ao implantar, pela primeira vez no Brasil, um manual de redação e criar a famosa escolhinha TB de jornalismo. Esse jornal formou e forma muitos expoentes do jornalismo e da literatura brasileira. Pela sua redação passaram nomes importantes das letras e da história do país”, destacou o petista.

Já a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) saudou os 50 anos do jornal e destacou a capa da edição especial desta segunda em homenagem ao diário e à celebração da canonização de Santa Dulce dos Pobres que reuniu mais de 55 mil pessoas na Arena Fonte Nova neste último domingo (20). “Todo esse tempo não teve nenhum ano de interrupção. Teve também grandes nomes como o seu presidente Walter Pinheiro, que hoje presidente a Associação Baiana de Imprensa (ABI); como nosso amigo Joaci Góes que preside à Academia Baiana de Letras. Quero saudar o jornal que nasceu na ditadura militar, mas que resistiu a sua história de lutas e vitórias. (…) Queria saudar a todos os profissionais qualificados, a todos as pessoas que fazem a história desse jornal e não poderia deixar de saudar essa capa maravilhosa, criativa que também saúda a Tribuna e a nossa primeira filha Santa da Bahia, nossa querida Santa Dulce dos Pobres”.

Raiane Veríssimo
Comentários