Foto: Divulgação
Manchas de óleo já atingiram oito municípios baianos 15 de outubro de 2019 | 14:42

Alex Lima e João Carlos visitam praias do Litoral-norte atingidas por manchas de óleo

bahia

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Alex Lima (PSB), e o secretário estadual de Meio-Ambiente, João Carlos Oliveira, visitam, nesta quarta-feira (16), as praias do Litoral-norte para acompanhar os trabalhos de limpeza das manchas de óleo que atingem o Nordeste desde o fim de setembro. Parlamentares da Comissão de Meio-Ambiente da Casa, presidida pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), também acompanharão a comitiva que desembarca às 10 horas, na praia de Baixios, no município de Esplanada.

O óleo atingiu as praias de Guarajuba, Itacimirim e Arembepe, em Camaçari; Praia do Forte, em Mata de São João; Subaúma e Porto do Sauípe, em Entre Rios; Baixios e Mamucabo, em Esplanada; Barra da Siribinha, Barra do Itariri, Sítio do Conde e Poças, no Conde; e Mangue Seco e Coqueiro, em Jandaíra; e algumas praias em Lauro de Freitas, mas em menor quantidade. Além disso, pelo menos sete praias da capital baiana foram contaminadas com o petróleo: Piatã, Praia do Flamengo, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Praia de Placaford, Rio Vermelho e Ondina.

“Vamos ver de perto a situação, que pode afetar negativamente o turismo na região, principalmente, nesta véspera de veraneio intenso no Litoral-norte. Muitos empresários de pousadas e proprietários de imóveis que fizeram locação para o verão estão preocupados. Toneladas de óleo já foram retiradas da areia das praias, mas a situação ainda é muito preocupante, porque o dano ambiental é grande”, adverte do presidente em exercício.

Alex Lima também quer ouvir técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Marinha do Brasil, e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que trabalham para minimizar os estragos. Nesta última segunda (14), o governador em exercício, João Leão, assinou um decreto de situação de emergência nos oito municípios baianos atingidos pela mancha de óleo. Também foram assinados outros dois documentos: um de recebimento de ajuda da sociedade civil e o segundo solicitando apoio do governo federal.

Comentários