24 de outubro de 2019 | 21:37

Apuração mostra vitória de Evo Morales na Bolívia em 1º turno

mundo

Em uma apuração cheia de desconfiança e com várias idas e vindas, o resultado oficial aponta, nesta quinta-feira (24), para a vitória de Evo Morales na disputa para a presidência da Bolívia.

Foram quase cinco dias de contagem até definir que Evo conseguiu seu quarto mandato consecutivo. No meio da noite desta quinta, com 99,97% das urnas apuradas, o presidente tinha 47,07% dos votos, contra 36,51% de Carlos Mesa.

Essa margem de dez pontos percentuais é suficiente para a reeleição de Evo. E, mesmo com os votos restantes para apurar, não seria mais possível a mudança. A indefinição em relação à apuração trouxe problemas para a Bolívia, culminando com a convocação de uma greve geral e protestos na terça-feira (22).

AOrganização dos Estados Americanos) foi convocada para uma auditoria e considerou que a realização de um segundo turno seria a melhor opção para os bolivianos.

Isso, porém, foi refutado pelo governo boliviano. Evo Morales ainda chamou a oposição para fazer parte da auditoria da apuração e exigiu provas de que houve fraude durante o pleito.

O governo brasileiro, os Estados Unidos e a União Europeia também defenderam a realização de um segundo turno para “assegurar transparência às eleições”.

Folhapress
Comentários