Foto: Divulgação
mais alta honraria da Assembleia foi proposta pelo deputado Marcelino Galo 16 de outubro de 2019 | 18:36

Assembleia: Bela Gil é a mais nova comendadora da Bahia

bahia

A apresentadora e culinarista baiana Bela Gil foi agraciada, nesta quarta-feira (16), com a Comenda 2 de Julho na Assembleia Legislativa da Bahia. A mais alta honraria da Casa foi proposta pelo deputado e líder do PT, Marcelino Galo, e entregue em sessão especial com a presença de admiradores, familiares, deputados e representantes do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e de outras organizações sociais.

“Estou muito feliz. Não tenho palavras para agradecer essa homenagem. Quando a gente faz o que ama e tem esse tipo de reconhecimento é um orgulho muito grande. É uma maneira de levar a nossa bandeira para frente, fazendo com que a alimentação orgânica, saudável e natural seja reconhecida e tenha mais investimentos. Esse é o caminho do futuro para que tenhamos uma humanidade mais justa e sustentável”, declarou a nova comendadora.

Para Marcelino Galo, a sessão representa um momento importante na história da Assembleia e o reconhecimento de uma luta pela democratização do acesso ao alimento orgânico e saudável. “Esta é sim uma homenagem para uma personalidade, mas também um reconhecimento à luta de Bela por uma alimentação saudável, pela agricultura familiar de base orgânica e agroecológica e pela comida de verdade. Ela é uma militante nessa causa e também uma apresentadora de televisão que consegue, com muita facilidade, dialogar com a sociedade e alertar sobre os problemas de saúde causados pela má alimentação”, destacou o parlamentar.

Durante a sessão, Bela Gil também ressaltou que comer é um ato político e que a comida é uma ferramenta de transformação econômica, social e nutricional. “No entanto, comer só se torna político quando a gente tem a possibilidade de escolher o que comer, mas isso não é uma realidade hoje no Brasil e no mundo. Ainda temos mais de 800 milhões de pessoas passando fome e um número ainda maior de pessoas obesas”, observou a culinarista. A família de Bela foi representada por sua irmã mais velha, Nara Gil, que destacou a alegria e o orgulho de ter uma comendadora tão dedicada com a agroecologia e com o bom uso da terra.

Comentários