Foto: Marcos Corrêa/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PSL) 10 de outubro de 2019 | 17:32

Bolsonaro diz ter ‘quase certeza’ que derramamento de óleo foi criminoso

brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta quinta-feira (10) ter “quase certeza” que o derramamento de óleo que atingiu o litoral brasileiro foi criminoso. “O último problema que tivemos: derramamento criminoso, com toda certeza, quase certeza que seja criminoso, na região costeira do Nordeste”, afirmou ao citar o caso para ilustrar as ações de seu governo a uma plateia de investidores. “Nós já estávamos monitorando e atualizando as amostras de piche, aquilo é piche, não é petróleo em si, desde o mês passado”, afirmou. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que também participou do evento, disse que o fato de o vazamento não ter sido comunicado às autoridades brasileiras é, por si só, uma irregularidade.

“Estamos levantando a possível origem do petróleo. Isso não significa que seja o responsável. O responsável é o navio que teve o possível acidente ou incidente. Se foi isso, deveria ter sido comunicado. Não comunicou o fato”, afirmou o ministro.
“Estamos levantando o possível tipo de óleo, o DNA do óleo, que está divulgado, produzido por outros países, não é do Brasil. Estamos levantando os possíveis países, as possíveis bandeiras, que, pelo período, podem ter sido responsáveis pelo vazamento.” Análises feitas pela Petrobras apontaram a Venezuela como provável origem do petróleo. A estatal realizou uma série de testes bioquímicos em amostras coletadas nas praias e, oficialmente, afirmou apenas que não era óleo produzido no Brasil.

Folhapress
Comentários