Foto: Divulgação
Militância petista decidiu a nova presidência estadual neste domingo (21) 21 de outubro de 2019 | 10:00

Capacidade de dialogar com o divergente é o que diferencia o PT de outros partidos, diz Éden

exclusivas

Eleito presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia com uma plataforma de renovação do partido, de democratização da sua gestão, de aproximação com os movimentos sociais e fortalecimento do PT para as eleições 2020 e 2022, Éden Valadares terá também como importante missão atender ao clamor quase unificado da militância e das correntes internas do PT, que é a tão sonhada unidade partidária. Em uma breve entrevista a este Política Livre na manhã desta segunda-feira (21), o recém- eleito presidente falou sobre a questão e pontuou que “a capacidade de dialogar com o divergente, construir com quem pensa diferente” é essencialmente a diferença do PT em relação a outros partidos. Presidente comentou ainda sobre as propostas que pretende implementar ao longo de sua gestão, que inclui, segundo ele, “aprofundar nossa relação com os movimentos sociais do campo e da cidade é outro, assim como dar maior protagonismo aos jovens, às mulheres e ao negros.”

Questionado se sua eleição representa um ‘sim’ para o retorno de seu principal apoiador no processo até a consolidação da vitória, o senador Jaques Wagner (PT), ao comando do Estado numa disputa em 2022, Valadares ponderou, apesar de confirmar que “há um sentimento geral na militância”. “…não se trata disso, de apontar o senador Wagner como pré-candidato. Até porque estamos em 2019, temos ainda as eleições municipais, não sabemos o que será do país nas mãos de quem está governando, o clima nacional é de muita instabilidade, enfim, muita água para passar debaixo da ponte”. Leia a entrevista completa:

Política Livre – Quais as principais propostas que pretende implementar estando à frente do PT baiano nos próximos anos?

Éden Valadares – Não sou eu, sozinho, que implementará. É o conjunto do PT, a partir das resoluções e pactuações políticas consagradas no Congresso Estadual do PT. Democratizar e dar transparência à gestão do partido é um destes pactos, aprofundar nossa relação com os movimentos sociais do campo e da cidade é outro, assim como dar maior protagonismo aos jovens, às mulheres e ao negros.

Política Livre – Pretende contribuir com a construção do nome para a disputa da capital ano que vem? Como vê o cenário do PT nas eleições municipais de 2020?

Éden Valadares – O congresso do PT, e o PED como um todo, demonstrou a força social, política e eleitoral do PT. Sem presunção, de maneira equilibrada, o PT quer dialogar com os partidos aliados do governo Rui Costa, com os movimentos sociais, com as forças vivas da sociedade, em torno de uma agenda para 2020 e 2022. Entendemos que a defesa da democracia, da soberania, das conquistas do período de Lula, bem como dos avanços na Bahia com Wagner e Rui Costa, devem orientar nossa política. Assim, esperamos impor uma grande derrota ao bolsonarismo e seu aliado local, o carlismo.

Política Livre – Durante o congresso nesse final de semana, muito se falou em ‘unidade’. A palavra já é quase um mantra (risos). De que forma pretende atender a esse clamor da base e das correntes, visto que é imenso o universo de divergências internas e, conforme evidenciou Everaldo Anunciação – atual presidente estadual da sigla – , a sua margem de diferença de membros da executiva foi pequena em relação ao outro grupo?

Éden Valadares – O PT sai mais forte e mais unido deste Congresso. Nunca fomos um partido de pensamento único, e talvez esteja aí a nossa maior riqueza: a capacidade de dialogar com o divergente, construir com quem pensa diferente. Então, diferentemente dos partidos tradicionais, no PT, a diferença não nos divide, nos multiplica. Não subtrai, soma. Portanto, o partido sai mais fortalecido, mais unificado, com mais vitalidade deste processo.

Política Livre – A sua indicação para a disputa da presidência foi fortalecida por tudo que representa o senador Jaques Wagner para o PT. Você associa sua vitória a um ‘sim’ da militância para um eventual retorno de Wagner ao comando do Estado numa disputa em 2022?

Éden Valadares – Olha, há um sentimento geral na militância. Mas não se trata disso, de apontar o senador Wagner como pré-candidato. Até porque estamos em 2019, temos ainda as eleições municipais, não sabemos o que será do país nas mãos de quem está governando, o clima nacional é de muita instabilidade, enfim, muita água para passar debaixo da ponte. Mas é fato que o PT da Bahia fez um movimento importante, ao reafirmar seu papel protagonista na coalizão e dizer que pode ter, sim, candidato a governador em 2022. E o PT oferece à Esquerda e aos partidos aliados um nome da qualidade do senador Jaques Wagner.

Mari Leal
Comentários