Foto: Divulgação
18 de outubro de 2019 | 11:59

Comissão da Mulher da Câmara de Salvador lança campanha e exposição “Mulheres de Peito”

salvador

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, por meio da presidente, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), lança neste Outubro Rosa a campanha “ Vernissage Mulheres de Peito” com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de exames preventivos. Uma das ações será uma exposição fotográfica de autoria de Leone Serafim. A mostra ficará disponível entre os dias 22 e 31 de outubro, no piso L1 do Salvador Shopping. No dia 29, às 18h30, no auditório, acontece uma roda de conversa com as vereadoras da comissão. O projeto conta com parceria do Ivecan (Instituto Vencendo o Câncer) e a Associação Mulheres Notáveis.

Ireuda alerta para a necessidade de se manter uma atenção redobrada ao próprio corpo e para a realização de exames nos locais adequados. “O câncer de mama é um problema sério e que não podemos ignorar. É de suma importância que todas nós, mulheres, participemos da campanha, colaborando para a disseminação de informação e, claro, nos cuidando”, diz a republicana, acrescentando que os homens também devem ficar atentos, já que o câncer de mama também pode atingir a população masculina, ainda que as chances sejam pequenas.

Nesta semana, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou que o Brasil ficou abaixo da média mundial no número de mortes pela doença. O país ocupa a segunda faixa mais baixa, com 13 mil por 100 mil, ao lado de outros países como Canadá, Austrália e Estados Unidos, e à frente da França e do Reino Unido.

“Isso mostra que avançamos no que se refere ao acesso ao tratamento da doença em seu estágio inicial, o que é para se comemorar. Por outro lado, reforça a importância de estarmos cada vez mais vigilantes, fazendo exames regularmente. Trata-se da nossa saúde e da nossa vida, e isso não podemos negligenciar”, acrescenta Ireuda.

Comentários