14 de outubro de 2019 | 19:37

Contrariando boca de urna, ultraconservadores perdem Senado na Polônia

mundo

O partido nacionalista e ultraconservador Lei e Justiça (PiS) manteve sua maioria na Câmara baixa do Parlamento da Polônia, mas, contrariando os resultados das pesquisas de boca de urna, perdeu o controle do Senado para a centrista Coalizão Civil, que ficou com 51 das 100 cadeiras da Casa. O que deveria ter sido uma vitória fácil para o PiS se transformou em uma disputa acirrada pela Câmara, chamada de Sejm, que concentra mais poderes, segundo com a legislação polonesa.

A Comissão Eleitoral declarou nesta segunda-feira (14) que os ultraconservadores conquistaram 235 dos 460 assentos -apenas quatro acima do mínimo de 231 para formar a maioria. Com o resultado, o PiS garantiu sua reeleição. “O Senado foi reconquistado. Graças ao acordo entre os partidos, a oposição terá a maioria”, escreveu Katarzyna Lubnauer, líder de uma das legendas que compõe a Coalizão Civil.

A vitória da Coalização Civil surpreendeu o PiS. O controle do Senado permitirá à oposição bloquear ou atrasar a tramitação de propostas legislativas, além de lhe garantir o poder de votar em nomeações para instituições chave, como a procuradoria-geral do país. O líder dos ultraconservadores, Jaroslaw Kaczynski, afirmou que prevê atrasos na aprovação da agenda legislativa da sigla. “Mercíamos mais”, disse durante evento na sede do partido.

Folhapress
Comentários