Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Davidson Magalhães, presidente estadual do PCdoB 16 de outubro de 2019 | 15:06

Davidson nega mudança no programa do PCdoB e anuncia escolha entre Alice e Olívia para 2020 em novembro

exclusivas

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, negou, nesta quarta-feira (16), em entrevista ao Política Livre, qualquer mudança no programa do partido. A notícia vem sendo especulada na imprensa desde a semana passada. Segundo o comunista – que também é secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte -, o PCdoB está centrado na “discussão de enfrentar e superar as dificuldades causadas pela reforma política”, principalmente, nas próximas eleições de 2020. Em Salvador, por exemplo, dois nomes estão no páreo para a disputa à prefeitura de Salvador: as deputadas Olívia Santana (estadual) e Alice Portugal (federal). A escolha entre as duas, no entanto, deverá ocorrer apenas no próximo mês de novembro.

“Eu sou da Comissão Política Nacional do partido e não existe nenhuma proposta de mudança do programa do nosso partido. Eu posso lhe assegurar isso. Nosso programa político é bastante amplo, defende o desenvolvimento nacional. Portanto, está bem de acordo com as condições e necessidades políticas do momento, propõe um novo projeto de desenvolvimento nacional, que é o que tem dado certo no mundo. Um exemplo é o que está acontecendo na China e em outros países. Portanto, não existe nenhum tipo de revisão ou debate sobre o programa do partido. Claro que em todo congresso sempre atualizamos o nosso programa, mas um novo congresso só vai ocorrer no ano de 2022, então não existe essa discussão na direção nacional do nosso partido”, destacou Magalhães.

Assim como o dirigente na Bahia, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos (vice-governadora de Pernambuco), também rechaçou supostas mudanças no programa e alterações em sua identidade ideológica, como abandono do símbolo histórico dos comunistas, que é a foice entrelaçada com o martelo. Em nota divulgada no último domingo (13), ela ressaltou que o partido está concentrado no fortalecimento das eleições municipais de 2020 e na resistência ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o qual classificou como “desastroso”. “O Partido Comunista do Brasil prepara as comemorações de seu centenário na linha de coerência com sua identidade marxista-leninista selada no seu Estatuto e no seu Programa. São falsos, portanto, os boatos que circulam na mídia de que renegaria essa identidade. O PCdoB, neste momento, se movimenta para crescer e se fortalecer visando sua participação nas eleições de 2020 e para defender o Brasil e a classe trabalhadora em face do desastroso governo Bolsonaro”, diz a nota assinada por Luciana.

Raiane Veríssimo
Comentários