Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Rui se reuniu com prefeitos das cidades atingidas pelas manchas de óleo 17 de outubro de 2019 | 17:54

Governador diz que Ricardo Salles faltou com respeito a ele e a prefeitos: “soube da sua presença pela imprensa”

bahia

O governador Rui  Costa (PT) criticou a postura do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em relação a sua vinda a solos baianos para avaliar manchas de óleo nas praias do litoral baiano. Segundo ele, foi, além de estranha, desrespeitosa e só comprovou a falta de reconhecimento ao pacto federativo. “É no mínimo estranho, não é?, o ministro vir aqui, não procura nenhum prefeito, não procurar o governador, apenas vai à Marinha, se reúne em sigilo, posa para foto e vai embora. Soube que ele estava aqui pela imprensa, o que mostra o descaso, o desrespeito e comprova a falta de reconhecimento ao pacto federativo, pois já que veio avaliar danos ambientais e econômicos de diversas cidades, tinha por obrigação que chamar os gestores e apresentar relatórios do que estão tomando de providências como fiz agora, ouvir sugestões adicionais, pois isso é pacto federativo”, disparou, considerando ‘lamentável’ o comportamento das autoridades federais, o que segundo ele, o obrigou a cobrar oficialmente informações, providências e ressarcimentos de custos.

“Por isso o Estado da Bahia decidiu aderir à ação do MPF [Ministério Público Federal] para cobrar providências da União, pois o que temos é ausência absoluta do governo federal naquilo que é a sua função. É função do governo federal cuidar do oceano. O que vemos é um silêncio completo sobre o que eles estão fazendo”, reiterou o chefe do executivo estadual, enfatizando que, ao contrário, o Estado ofereceu aos municípios estrutura e equipamentos e está convocando voluntários para ajudar na coleta. “E o trabalho não vai parar”, assegurou. Até as 12 horas de hoje, conforme o líder petista, foram retiradas 155 toneladas de óleo em praias de oito cidades (Salvador, Mata de São João, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas).

A declaração foi dada na tarde desta quinta-feira (17), durante reunião na Governadoria, com prefeitos e dirigentes da Defesa Civil dos municípios baianos atingidos por manchas de óleo. Participaram  da reunião também órgãos estaduais envolvidos nesta ação como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Inema, Procuradoria Geral do Estado, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Infraestrutura.

Raiane Veríssimo e Fernanda Chagas
Comentários