Foto: Reprodução/Instagram
Vereador Carballal 21 de outubro de 2019 | 17:11

‘Os esforços da gestão ampliam o diagnóstico precoce”, pontua Carballal sobre o Outubro Rosa em Salvador

salvador

Com o compromisso de levar o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero para as mulheres, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou durante o mês do ‘Outubro Rosa’ a oferta de exames e de visibilidade sobre a doença para a população feminina de Salvador.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 35% das mulheres descobrem o câncer de mama em estágio avançado ou metastático, quando o tumor já se espalhou para outros órgãos. “O diagnóstico na fase inicial da doença aumenta consideravelmente as chances de cura. Por isso existe um trabalho intenso de uma gestão que se preocupa em atingir o público feminino de todas as localidades do município com ações dentro e fora dos postos de saúde. O acesso à informação, à assistência, além de um acompanhamento humanizado, são de fundamentais importância”, destacou o vereador Carballal ao parabenizar as iniciativas da Secretaria Municipal da Saúde durante a mobilização do Outubro Rosa.

O parlamentar ainda destacou que os exames de mamografia são ofertados durante todo o ano na rede municipal da saúde e chamou atenção das mulheres para a importância da prevenção. “O número de vagas disponibilizadas pela Prefeitura chega a ser maior que a procura, prova disso é que este ano a SMS ofertou 58 mil vagas, mas apenas 40 mil foram agendadas. É preciso estar atenta à faixa etária de risco e buscar as unidades de saúde para marcação do exame gratuito que vai garantir um diagnóstico preciso e permitir um tratamento mais eficaz”, finalizou Carballal.

Além da oferta de exames voltados para a saúde da mulher no Hospital Municipal de Salvador (HMS), o mês temático também mobilizou atividades em áreas públicas e privadas de grande circulação na cidade, bem como nas 140 Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador. Além da oferta de exames preventivos, profissionais da rede ministram palestras, capacitações sobre novas tecnologias e meios de detecção da doença para profissionais e mutirões de encaminhamento para exames.

Comentários