04 de outubro de 2019 | 18:45

Pedro Irujo será homenageado com nome em rua e praça

salvador

É de autoria do vereador Maurício Trindade (DEM), o Projeto de Lei nº124/2019, que propõe homenagem ao ex-deputado federal Pedro Irujo. A proposição do parlamentar, que sugere que uma rua e uma praça de Salvador recebam o nome do político e empresário, está em tramitação na Casa.

Maurício Trindade acredita que “uma pessoa que escolheu nossa terra para viver, investiu nela como empresário em vários setores onde gerou centenas de vagas de emprego e que levou o nome da Bahia para Brasília atuando com tanta evidência como deputado federal merece uma justa homenagem como essa”.

“O deputado Pedro Irujo amava Salvador e seu povo. Vai ser muito bom pra cidade ter um de seus logradouros e praça com seu nome”, disse o vereador. “Ele percorria os inúmeros bairros de Salvador e tinha carinho especial por Cajazeiras que, por causa de seu sotaque, soava “Cachaceiras”, o que causava sorriso nas pessoas e em seus moradores que entediam perfeitamente o que ele queria dizer”, relembra o parlamentar.

Pedro Irujo Yaniz nasceu em Pamplona, na Espanha, no dia 29 de junho de 1930, filho de Bruno Irujo e Felisa Yaniz. Tornou-se sócio de algumas empresas entre elas a TV Itapuã que na época era repetidora do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e também da Rádio Sociedade da Bahia que é até hoje a emissora AM de maior alcance e audiência em todo Norte/Nordeste.

Elegeu-se deputado federal em outubro de 1990 pelo então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no qual iniciou sua vida política em 1980 e foi delegado nacional de 1987 à 1990. Chegou à candidatar-se em 1992 à Prefeitura de Salvador, porém sem sucesso. Reelegeu-se deputado federal em outubro de 1994. O empresário faleceu em 2017.

Comentários