Foto: Divulgação
Targino Machado, líder da Oposição na Assembleia 15 de outubro de 2019 | 18:06

“Professores da Bahia sofrem com a desvalorização”, critica Targino

bahia

No Dia do Professor, celebrado nesta terça-feira (15), o deputado estadual Targino Machado (DEM), líder da Oposição na Assembleia Legislativa, afirmou que a categoria dos profissionais da educação tem sofrido há anos com a desvalorização pelo governo do Estado. Segundo o democrata, salários baixos, falta de condições de trabalho, ausência de diálogo e de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da educação estão entre os problemas enfrentados pelos professores estaduais, tanto na educação básica quanto na superior.

“Na educação básica, o governo levou a Bahia a ter o pior ensino médio do país, segundo o Ideb, com escolas sem manutenção e professores sem as mínimas condições de trabalho. No ensino superior, temos as universidades estaduais com diversos problemas, desde salários defasados até o sucateamento das estruturas. No primeiro semestre, professores das universidades fizeram uma paralisação e o governo, ao invés de negociar, disse que ia cortar o ponto deles. A categoria continua sofrendo com a desvalorização por parte do governo”, ressaltou.

Ao ressaltar que a educação é o principal vetor de transformação social, o parlamentar parabenizou os profissionais pelo seu dia. “A todos os professores e professoras do Estado da Bahia, desejo votos de dias melhores àqueles que nos ensinam a ler e escrever com tanta dedicação e carinho, traduzindo-se assim em personagens essenciais na formação humana”, enfatizou.

Comentários