Foto: Divulgação
Congresso Estadual do PT acontece a partir deste sábado (19) em Salvador 18 de outubro de 2019 | 14:29

PT: chapa majoritária realiza encontro preparatório e reafirma candidatura de Éden

bahia

Dirigentes e parlamentares da chapa Optei por Renovar realizaram, na manhã desta sexta-feira (18), um encontro preparatório para o Congresso Estadual do PT e reafirmar o apoio à candidatura de Éden Valadares, chefe de gabinete do senador Jaques Wagner. Em sua 7ª edição, o evento acontece neste sábado (19) e domingo (20), em Salvador.

Além de Éden e Wagner, a reunião contou com a participação da companheira de chapa, Lucinha do MST, e deputados federais e estaduais que apoiam a candidatura. Para Éden, o congresso petista é um momento de fortalecimento do partido. “O PT, sem arrogância ou presunção, dialogando com os partidos da base, reafirma sua vocação majoritária e sua liderança na coalizão que governa a Bahia e vem transformando a vida do povo baiano”, afirmou o petista, que é visto como favorito na disputa pela presidência do partido.

A chapa Optei por Renovar, que já reúne a maioria dos delegados ao congresso, defende uma maior democratização do partido, uma gestão compartilhada e mais transparente; a renovação da luta pela liberdade do ex-presidente Lula; e uma forte oposição ao governo Bolsonaro. “Lutaremos juntos, ao lado da classe trabalhadora, dos jovens, dos negros e negras, das mulheres, da comunidade LGBT, contra esse desgoverno que aí está”, concluiu Lucinha.

No congresso municipal do PT em setembro, o grupo de Wagner liderado por Éden foi o mais votado com 12 mil votos (40% do total). Em 2° lugar, ficou a chapa Mais Unidade Mais Avanços – do grupo do atual presidente do partido na Bahia, Everaldo Anunciação – encabeçada pelo deputado estadual Jacó. Ele obteve 9 mil votos (30%). Em seguida, a chapa Optei, de Lucinha do MST, com 6 mil (16%); e em 4° lugar, a chapa Lula Livre Fora Bolsonaro, de Elen Coutinho, com quase 4 mil, o que representa 12% dos votos válidos. Outras duas chapas “Diálogo e ação petista” e “A esperança é vermelha, Lula livre” obtiveram, somadas, 2% dos votos.

Comentários