Foto: Juliana Andrade/ALBA
Deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) 16 de outubro de 2019 | 14:09

Roger Machado, técnico do Bahia, merece todo o nosso respeito, afirma Hilton Coelho

bahia

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) parabenizou a postura de Roger Machado Marques, treinador do Esporte Clube Bahia. “Roger Machado, ao lado de Marcão, treinador do Fluminense, é um dos dois únicos treinadores negros considerando os 40 clubes das séries A e B do futebol brasileiro. Fato esse, que não é silenciado pelo treinador do Esporte Clube Bahia. Pelo contrário, em diversas oportunidades Roger Machado usa esse fato para abordar sempre com muito propriedade a problemática do racismo no Brasil. Como diz o próprio Roger, ‘negar e silenciar é confirmar o racismo'”.

“Parabenizamos Roger Machado por mostrar que vivemos em uma sociedade atravessada pelo racismo, não se pode pensar a formação social brasileira sem considerar os mais de 300 anos de escravidão e a ausência de medidas reparatórias por parte do Estado Brasileiro. Abolida oficialmente a escravidão em 1888, o que se viu dali em diante foi um processo de desenvolvimento no qual a omissão do Estado vem sendo até aqui decisiva para colocar os negros e negras à margem da sociedade. Passados 131 anos, a população negra ainda luta diariamente para ter reconhecida sua cidadania e gozar de pleno acesso aos direitos sociais e políticos próprios de um Estado democrático de direito”, detalha o parlamentar.

Hilton Coelho lembra que “os negros são a maioria da população brasileira, mas essa proporção não se encontra nas Universidades, no serviço público, na televisão, e também em funções como a de Roger, treinador de futebol; mesmo sendo os negros a imensa maioria dos atletas, inclusive grandes estrelas como Pelé, Marta, Garrincha, Romário, Formiga e tantos outros. Na Bahia, pretos e pardos somam 81,1% da população. Em números absolutos, nosso Estado só fica atrás de São Paulo. Já Salvador, nossa capital, nos orgulha por ser a cidade mais negra do mundo, fora do continente africano”.

Para o parlamentar, Roger Machado se colocou de forma destaca como instrumento da luta contra o racismo. “Quando uma pessoa com sua projeção social se manifesta contra o racismo, a luta contra as discriminações avança. Parabenizamos e reconhecemos o papel importante de Roger Machado como um defensor do avanço social na Bahia e no Brasil, além de contribuir para reafirmar, por um lado, a necessidade do combate sem tréguas ao racismo, e por outro, para afirmação e valorização da população negra na sua pessoa”, conclui Hilton Coelho.

Comentários