Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Conforme Rui, o procedimento de limpeza deveria estar sendo realizado ainda em águas oceânicas; o que tem sido feito ignora os estuários 17 de outubro de 2019 | 16:10

Rui critica trabalho do governo federal por só coletar óleo em praias e não no oceano

bahia

O governador Rui Costa (PT), em sua primeira agenda oficial após retornar do Vaticano, onde participou da canonização da Santa Dulce dos Pobres, iniciou a reunião com os prefeitos e dirigentes da Defesa Civil dos municípios baianos atingidos por manchas de óleo, na Governadoria, na tarde desta quinta-feira (17), criticando as ações do governo federal. Conforme Rui, o procedimento de limpeza não está ocorrendo de forma adequada, pois ignora os estuários [locais onde os rios se encontram com o mar e podem ser definidos como áreas onde a água salgada é diluída com água doce].

“E aí é a parte mais dramática e mais preocupante, porque uma vez esse óleo se infiltrando nesse manguezal, nessas pedras, esse óleo não é retirado facilmente. E o que tem chamado atenção dos técnicos é que, ao invés de se estar coletando material na areia, deveria se estar coletando material ainda em águas oceânicas, de forma a diminuir os impactos da chegada desse material na costa e essa atribuição não é municipal e nem estadual, mas federal, de responsabilidade do Ibama, da Marinha”, criticou o governador, apelando por resoluções neste sentido.

O convite do governo do Estado foi feito aos oito municípios afetados: Salvador, Mata de São João, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada, Jandaira e Lauro de Freitas. Participam da reunião também órgãos estaduais envolvidos nesta ação: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Inema, Procuradoria Geral do Estado, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Infraestrutura.

 

Raiane Veríssimo e Fernanda Chagas
Comentários