Foto: Divulgação
Atividade proposta pelo vereador Sidninho foi realizada na manhã desta terça-feira 19 de novembro de 2019 | 17:24

Audiência discute acessibilidade de idosos no transporte público e apelo por respeito é tônica do debate

salvador

A Câmara Municipal de Salvador realizou, na manhã desta terça-feira (19), a audiência pública “Mobilidade e acessibilidade dos idosos nos transportes públicos”. A atividade requerida pelo líder da oposição, vereador Sidninho (Podemos), aconteceu no auditório Edifício Bahia Center, anexo da Casa na Rua Ruy Barbosa.

“O propósito dessa audiência é ouvir os relatos por parte dos idosos de tudo aquilo que acontece no dia a dia deles no tocante à mobilidade e à acessibilidade no transporte público de Salvador. A intenção é tentar fazer com que, a partir dessa audiência, possamos chegar a algum denominador comum para atender esses idosos e fazer cumprir a lei”, disse o vereador, ao afirmar que, caso seja necessário, vai propor um projeto de lei para atender à expectativa dos idosos.

O médico especialista em Geriatria e Gerontologia, Adriano Gordilho, que integra o Conselho Estadual do Idoso, falou sobre a falta de respeito que os idosos vêm sofrendo e pregou um discurso de união em prol da causa. “A questão da mobilidade urbana aflora como um grande clamor dos idosos. Existe muito desrespeito com eles dentro dos ônibus. Vemos vídeos em que vários idosos passam por dificuldades, sejam por um degrau alto ou por um acento não respeitado. Então, a cidade precisa se voltar para essas questões”, argumentou Adriano Gordilho.

O secretário-geral do Conselho do Idoso, Edmilson Andrade, participou da audiência e sugeriu a criação de um espaço mais elevado nos pontos de ônibus para os idosos. “Recebemos muitas queixas dos idosos. Trago essa sugestão de fazer uma marcação nos pontos de ônibus, indicando o local elevado e exclusivo para que os idosos tenham mais facilidade na entrada dos ônibus. Nós, do conselho, estamos dispostos para ir às garagens ou às concessionárias para levar a proposta”, disse.

A defensora pública e responsável pela Coordenação Especializada do Idoso, Laíse de Carvalho Leite, salientou para o não cumprimento de leis. “Falar de acessibilidade dos idosos não é falar de gratuidade, mas de tudo que versa sobre a qualidade do serviço prestados aos idosos. Alerto aqui para o não cumprimento da Lei 1.098 de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”, pontuou.

A audiência contou também com a participação do gerente de Comunicação do Grupo Integra, Cláudio Malamut; do gerente de acessibilidade da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), José Ferreira Gonçalves; da vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Helena Patáro Novas; e do representante do Núcleo de Idoso do Partido Podemos, Claudio Emanuel Abdala.

Comentários