Foto: Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro 16 de novembro de 2019 | 07:59

Depois de afagar China, Bolsonaro recebe Huawei

brasil

Dias depois de ter se reunido com o líder chinês, Xi Jinping, durante encontro do Brics, o presidente Jair Bolsonaro recebe nesta segunda-feira (18) o presidente-executivo da Huawei no Brasil, Wei Yao. A agenda, de acordo com assessores presidenciais, foi solicitada pela empresa chinesa, que está de olho no mercado brasileiro em meio a uma guerra comercial entre o país asiático e os Estados Unidos sobre tecnologia.

Além de Bolsonaro, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, participará do encontro, na tarde de segunda no Palácio do Planalto, em Brasília. A expectativa é que assuntos como a tecnologia 5G esteja na pauta. O tema está no centro da disputa entre EUA e China, e o governo brasileiro tenta se manter neutro na guerra entre os dois gigantes.

Em Pequim, em visita oficial realizada em outubro, disse que o Brasil vai aguardar a melhor oferta no leilão da tecnologia 5G e que não se posicionará agora sobre a disputa. A Huawei é a detentora da tecnologia e foi tema de conversa reservada entre o presidente brasileiro e Donald Trump, dos EUA. A afirmação foi feita pelo próprio Bolsonaro durante visita na China.

Os EUA têm feito campanha aberta contra a gigante chinesa. O país impôs sanções à Huawei, alegando que a companhia representa um risco à segurança nacional. A conversa de Bolsonaro com o presidente-executivo da Huawei ocorre depois de ele ter feito acenos a Xi em reunião fechada do Brics, na quinta-feira (14), como mostrou a Folha de S.Paulo.

Folhapress
Comentários