Foto: Valdemiro Lopes / CMS
Conforme João Jorge, não se trata de um contra racismo ou desejo pessoal, mas uma constatação de uma localidade onde a maioria é dominada pela minoria 13 de novembro de 2019 | 14:46

Filiado ao PSB, João Jorge defende que Salvador eleja um prefeito negro

salvador

Em meio à articulação do PSB para atrair o presidente do Esporte Clube do Bahia, Guilherme Bellintani para as hostes socialistas como forte aposta para representar o grupo governista nas eleições para a prefeitura de Salvador em 2020, o integrante da sigla João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum, defendeu que a capital baiana eleja um prefeito negro. A declaração foi dada em sessão solene dupla, realizada na noite desta terça-feira (12), na Câmara de Salvador, ocasião em que por iniciativa do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), se homenageou os 40 anos do bloco afro Olodum, concedendo a Medalha Thomé de Souza ao seu presidente, João Jorge dos Santos Rodrigues, e a Medalha Zumbi dos Palmares ao cantor e compositor Lázaro Araújo Muniz dos Santos, o Lazinho.

“Não se trata de um contra racismo ou desejo pessoal, mas uma constatação de uma localidade onde a maioria é dominada pela minoria. Por isso, a necessidade de se eleger um prefeito negro”, destacou João Jorge. Mais além, ao citar a história de luta do Olodum contra o racismo e de afirmação da negritude na cidade do Salvador, João Jorge admitiu que: “Eu tinha que dar uma contribuição a minha cidade”. Por fim, reiterou que agora é o momento ‘da guerra, de conquistar o poder em Salvador’. “Não falo em uma guerra de matar, mas, uma guerra de civilização, pois, o Olodum é um raio de luz”, arrematou.

A deputada federal e presidente do PSB na Bahia, Lídice da Mata, prometeu que o partido vai chegar forte para a sucessão do prefeito ACM Neto (DEM). Durante seminário de formação política de Mulheres da legenda, a parlamentar, inclusive, reafirmou a vontade da sigla de promover uma candidatura com chances reais de vencer o pleito.

Presidente da Comissão de Reparação na Casa, o vereador Moisés Rocha afirmou que se não fosse o Olodum, o Ilê, nossos compositores, músicos, não existiria tantos avanços. “Este é um momento único, que mostra nossa força e o quanto temos avançado”, concluiu. A solenidade dupla contou com apresentações da escola percussiva do Olodum e contou com a presença de personalidades ligadas ao movimento negro. A vereadora Marta Rodrigues (PT) e o vereador Sílvio Humberto (PSB) prestigiaram o evento, ambos tidos como nomes fortes para representar o movimento negro no embate de 2020.

Fernanda Chagas
Comentários