Foto: Reprodução
Opção do PT por Marta Rodrigues representa um contraponto ao movimento antecipado pelo PCdoB com Olívia Santana 08 de novembro de 2019 | 10:25

Gabrielli deve apresentar nome de Marta no PT, o que não impede de ela virar vice de Bellintani

exclusivas

Apesar da cautela com que avaliou ontem a informação de que pode ser lançada pela corrente do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo partido, a vereadora Marta Rodrigues já foi avisada de que pode efetivamente ser obrigada a abrir mão de uma reeleição garantida para a Câmara Municipal para concorrer ao Palácio Thomé de Souza.

Marta seria lançada em lugar do próprio Pelegrino, que negocia sua nomeação para a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A apresentação do nome da vereadora ao partido, no entanto, pode ser feita pelo ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, das primeiras lideranças a abrirem no PT a discussão sobre a importância da renovação por meio de uma candidatura negra em Salvador.

Os elogios à chegada do nome de Marta no tabuleiro dos debates sobre a sucessão da parte de um pré-candidato petista, o vereador Moisés Rocha, e de outro colega seu de Câmara Municipal, Suíca, foram interpretados como um sinal de que a pré-candidatura não deve enfrentar resistências para se consolidar na legenda. A eventual escolha do PT por Marta não significará, entretanto, que ela se tornará imexível.

Contraponto claro à iniciativa do PCdoB de lançar o nome da deputada estadual Olívia Santana em Salvador, a opção do PT por Marta compartilha, ainda em sigilo, do mesmo objetivo dos comunistas: preparar-se com um quadro negro e feminino para a eventualidade de indicá-lo à vice do hoje presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, verdadeiro candidato que, especula-se, o PT se anima para apoiar em 2020.

“Ninguém se candidata a vice. Por isso, os partidos vão colocando seus nomes e avaliando quem deve ou pode continuar na disputa. No caso de Marta, não está descartada a hipótese de se tornar vice de Bellintani, dando um by pass no próprio PCdoB, que já se colocou no sentido de cumprir este papel”, diz uma fonte petista, confirmando que a intenção da cúpula do partido é a de realmente apoiar Bellintani.

Comentários