Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fernando Azevedo realiza na manhã deste domingo, um sobrevoo e acompanhará as operações na região de Abrolhos 03 de novembro de 2019 | 08:02

Ministro da Defesa visita Abrolhos neste domingo e participa de reunião em Porto Seguro

exclusivas

Após óleo que atinge praias nordestinas desde o final de agosto chegar ao Arquipélago dos Abrolhos, no litoral sul da Bahia, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo realiza na manhã deste domingo (3), um sobrevoo e acompanhará as operações na região. No início da tarde, ele visita ainda a cidade de Porto Seguro, ocasião em que participará de uma reunião com componentes da Marinha e das Agências participantes da operação de monitoramento e limpeza das praias atingidas pelas manchas de óleo. Em seguida concederá uma entrevista à imprensa local na Delegacia da Capitania dos Portos.

Os vestígios da substância foram encontrados na Ilha de Santa Bárbara, a maior do conjunto, neste sábado (2), conforme divulgado pela Marinha. O local está dentro do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, com importância ecológica inestimável. Baleias jubartes se reproduzem e amamentam os filhotes no arquipélago, por exemplo. Também se encontram lá corais raros.

ÍNTEGRA DA NOTA DA MARINHA:

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), informa seguintes ações de detecção e remoção de pequenos fragmentos de óleo nas seguintes localidades:
1 de novembro: Ponta da Baleia, em Caravelas – recolhidos por equipes da MB e ICMBio, com apoio do Navio Oceanográfico Antares. 2 de novembro: Ilha de Santa Bárbara, em Abrolhos – encontrados e sendo removidos por equipes do Rádio Farol da MB naquela ilha.

Os seguintes meios permanecem atuando na região de Abrolhos-BA: Fragatas Independência e Constituição, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Navio Varredor Atalaia, Navio Oceanográfico Antares, Corveta Caboclo e Navios OSRV Viking Surf e Mar Limpo IV da Petrobras.

Fernanda Chagas
Comentários