Foto: Divulgação
Ademário tomará posse como presidente municipal do PT nesta segunda (11) 08 de novembro de 2019 | 11:54

Nome de Marta não é alvo de discussão no PT para Prefeitura neste momento, diz Ademário Costa

exclusivas

Prestes a ser empossado presidente do PT de Salvador, Ademário Costa reconheceu, nesta manhã (8), “o grande nome e a força social e popular que tem a vereadora Marta Rodrigues (PT)”, mas negou que a indicação de seu nome para pré-candidatura à Prefeitura de Salvador faça parte das discussões do partido neste momento. “Marta Rodrigues é uma grande vereadora, indiscutivelmente uma grande representante do nosso partido na Câmara de Vereadores e, mais do que isso, uma militante orgânica que defende as bandeiras do PT. Mas apesar de muita gente do PT desejar, falar no nome de Martinha, ela própria não tem apresentado isso. Marta não tem feito essa articulação, não tem apresentado isso nos fóruns partidários, ela em nenhum momento reivindicou o posto de candidatura para a Prefeitura de Salvador”, pontuou Ademário em conversa com este Política Livre.

A discussão em torno de uma pré-candidatura da vereadora surgiu recentemente, com a proposta de atuar, de imediato, em duas frentes. Primeiro, substituir a pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino, que negocia sua nomeação para a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e, por fim, como contraponto à iniciativa do PCdoB de lançar o nome da deputada estadual Olívia Santana em Salvador.  Nesta perspectiva, o PT partilharia do mesmo objetivo do PCdoB, preparando um quadro negro e feminino para a eventualidade de indicá-lo à vice do hoje presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani.

“As coisas no PT não acontecem dessa forma. Não tem, nesse momento, nenhuma articulação em retaliação a nenhum outro movimento. Não há um movimento em resposta a pré-candidatura de Olívia e nem um movimento de contraposição a possibilidade de um outro nome, como essa questão de tentar vincular a Bellintani. O debate do PT é tudo que já está expresso em suas resoluções, que está pública, inclusive”, explicou Costa, reforçando que tomará posse na segunda (11) e que seguirá as determinações já traçadas pela gestão anterior.

“O PT tem seis pré-candidatos colocados para a Prefeitura de Salvador. Nós vamos seguir as determinações já traçadas pela gestão anterior, que é fazer a conversa com todos os esses seis pré-candidatos para identificar entre eles a possibilidade de afunilamento. A gente não vai virar o ano com esses seis pré-candidatos, vamos diminuir essa quantidade. É natural que as pessoas comecem a identificar as possibilidade de alinhamento, de apoio a partidos e projetos. O PT não tem problema nenhuma de conversar com todo mundo. Nós vamos debater um projeto de cidade para além do que é apresentado hoje pelo atual governo [ACM Neto (DEM)]”, completou.

No mês de outubro o Diretório Municipal do PT de Salvador divulgou uma Resolução em que apresentaram o fechamento da questão sobre uma candidatura própria para disputar na capital. O documento propõe ainda, entre outras iniciativas, afunilar o debate e escolha de um nome até dezembro entre os pré-candidatos já postos – Nelson Pelegrino, Robinson Almeida, Valmir Assunção, Jorge Solla, Moisés Rocha e Vilma Reis -, e organizar um sistema de caravanas nos bairros e comunidades de Salvador.

Mari Leal
Comentários