Foto: Divulgação/Arquivo
Deputada federal Lídice da Mata pode concorrer à sucessão municipal, se o PSB não conseguir filiar Guilherme Bellintani 18 de novembro de 2019 | 10:51

PSB pode lançar Lídice da Mata à Prefeitura se Guilherme Bellintani se filiar ao PT

exclusivas

Embora não acredite na possibilidade de o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, se filiar ao PT, movimento que pareceu estar se delineando no último final de semana, quando o ex-presidente Lula passou por Salvador, o PSB pode, na hipótese de a especulação se confirmar, lançar candidato próprio na capital baiana.

O nome mais forte da legenda, que inclusive pontua bem nas pesquisas, é o da deputada federal Lídice da Mata. Lançar nome próprio seria essencial para que o partido consiga executar o plano de eleger pelo menos quatro candidatos à Câmara Municipal, o que não conseguirá sem candidatura às eleições majoritárias.

“Se o plano é cada um sair por si, não teremos alternativa, senão lançar Lídice da Mata”, diz um influente membro do PSB baiano, acrescentando que a legenda tem planos de ampliar sua bancada de vereadores em Salvador. Hoje, o partido só conta com um quadro na Câmara, Sílvio Humberto, que ensaiou também candidatura a prefeito.

Entre todos os partidos da base do governador Rui Costa (PT) com os quais Bellintani foi aconselhado a conversar para poder se filiar e concorrer à Prefeitura de Salvador o PSB foi aquele de que mais se aproximou, mantendo, inclusive, uma rotina de diálogos com os socialistas até hoje.

A legenda teria sido apontada para a eventual filiação de Bellintani como ideal por seu perfil “soft”, de aliada tradicional do PT, sem, no entanto, ter sofrido o desgaste porque a agremiação lulista passou, processo que hoje os petistas acham que será superado, sobretudo por causa da soltura do ex-presidente.

Em sua passagem por Salvador na semana passada, Lula deixou claro que acompanhava o movimento das oposições ao prefeito ACM Neto (DEM) desde a prisão, ao elogiar Bellintani para os petistas, aludindo a semelhanças que identificou entre o presidente do Bahia e a Democracia Corinthiana.

Comentários