Foto: Montagem
Alan Sanches e Rosemberg divergem sobre ponte Salvador-Itaparica 13 de dezembro de 2019 | 19:39

Anúncio sobre ponte divide opinião de deputados

bahia

Se por um lado, o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), comemorou o anúncio de consórcio formado por três empresas chinesas como ganhador do leilão para construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, realizado nesta sexta-feira (13), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, o oposicionista Alan Sanches (DEM) afirmou ter ficado feliz, mas não deixou de utilizar do tom irônico pelo tempo que o projeto leva para sair do papel. O anúncio ocorreu no dia 24 de março de 2009, ainda na gestão do então governador Jaques Wagner (PT).

“Enquanto baiano, que quando opta por desfrutar das belezas da ilha precisa passar pelo transtorno do péssimo serviço do sistema ferry-boat, fico muito feliz por haver uma luz no fim do túnel de ainda poder utilizar essa tão propaganda ponte, em especial em período de campanha. Contudo, enquanto legislador, não posso deixar de lembrar que os baianos aguardam por 10 anos para a conclusão da obra que cortará a Baía de Todos os Santos”, desdenhou, chamando atenção ainda para uma das promessas de entrega da intervenção que seria o ano de 2019.

Rosemberg, ao contrário de Alan, afirmou que a intervenção não apenas tem prazo para ser entregue, como resolverá um problema que é um sonho dos baianos desde 1910.

Em resposta à oposição, ele ainda citou que, entretanto, coube ao governo do PT, a Jaques Wagner, a Rui Costa e ao ex-secretário Jose Sérgio Grabielli, torná-la realidade.

“E, não tenho dúvida, que a ponte será a nova rota de desenvolvimento do Baixo Sul e do sul do Recôncavo”, concluiu.

O investimento do consórcio, batizado de Ponte Salvador Itaparica, será de R$ 6 bilhões, enquanto o Governo da Bahia dará aporte de R$ 1,5 bilhão. A gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos.

O consórcio, único a apresentar propostas no leilão, é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.

Fernanda Chagas
Comentários