Foto: Divulgação
Lídice da Mata, presidente estadual do PSB e deputada federal 17 de janeiro de 2020 | 14:48

”A sociedade já não está tolerando o fascismo”, diz Lídice ao condenar postura de Alvim

bahia

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) afirmou, nesta sexta-feira (17), que não havia outra saída que não fosse a exoneração do secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim. Para a parlamentar baiana, “a sociedade brasileira já começa a se manifestar contra o fascismo”.

“Isso revela que essa estratégia, que setores mais ideologizados do governo, fazem de flertar com o fascismo está enfrentando resistência da sociedade brasileira e isso nos anima na luta pela democracia”, disse a presidente estadual do PSB.

Lídice classificou a postura como inaceitável e citou a rapidez da Justiça; do presidente da Câmara, Rodrigo Maia; e da Sociedade Israelita em condenar o vídeo postado por Alvim, “que usou o dinheiro público e do seu cargo para propagar ódio e tentar introduzir o seu pensamento absurdo entre o povo brasileiro”.

Há pouco, por meio do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comunicou a demissão do secretário de Cultura após citar em discurso trechos do ex-ministro da Alemanha, Joseph Goebbels, sobre as artes. O vídeo foi postado, nesta última quinta-feira (16), pela Secretaria Especial da Cultura para divulgar o Prêmio Nacional das Artes, lançado poucas horas antes em “live” com a participação do próprio presidente. Depois da citação nazista, o assunto foi parar nos “trend topics” do Twitter e provocou indignação na rede social e manifestação de repúdio de políticos que pediam sua desligamento do governo.

“Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”, disse o presidente. “Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, como o nazismo e o comunismo, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos muitos valores em comum”, completou Bolsonaro.

Comentários