Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Será realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) 23 de janeiro de 2020 | 15:56

Marco da Cidade e painéis de Carybé serão tombados nesta sexta (24)

salvador

A solenidade de tombamento municipal do monumento Marco Comemorativo da Fundação da Cidade e de 19 painéis do artista Carybé será realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), nesta sexta-feira (24), às 17h, no Forte São Diogo – Espaço Carybé das Artes, no Porto da Barra. O prefeito ACM Neto e o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, estarão presentes, além de familiares de Carybé.

O tombamento do Marco Comemorativo da Fundação da Cidade atende ao pedido da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) e da Academia de Letras da Bahia (ALB). O regime de registro provisório teve início em novembro de 2016. Já a solicitação relacionada aos painéis de Carybé partiu do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, a partir da recomendação do conselheiro Nivaldo Andrade.

O monumento, instalado no Porto da Barra, foi oferecido pela colônia portuguesa da Bahia à cidade e consiste em uma coluna de pedra de Lioz, tendo seis metros de altura, encimada com um escudo português. Foi erguido em homenagem à fundação da primeira capital do Brasil, inaugurado em 29 de março de 1952 em comemoração ao IV Centenário de Salvador.

Sobre os trabalhos de Carybé, a equipe técnica da FGM selecionou, inicialmente, as obras levando em consideração o fato de o artista ter atuado ativamente no período de 1950-1960, com a produção de maior quantidade de painéis em edifícios da cidade, com forte expressão temática, privilegiando elementos da identidade local.

Comentários