Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Objetivo é reafirmar luta pelo respeito à liberdade de crença 22 de janeiro de 2020 | 17:00

Marcos Mendes propõe sessão sobre intolerância religiosa

salvador

O vereador Marcos Mendes (PSOL) requereu à mesa-diretora da Câmara Municipal de Salvador a realização de uma sessão especial pelo Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado nesta última terça-feira (21). “A data serve para alertar as pessoas sobre o problema da intolerância, gerado pelo desrespeito às diversas crenças existentes no mundo”, disse o vereador.

Mendes destacou no requerimento de utilidade pública nº 246/19 que a data representa um marco da luta pelo respeito à diversidade religiosa, alerta para a discriminação no âmbito religioso e propõe a igualdade para professar as diferentes religiões.

“O Brasil registra uma denúncia de intolerância religiosa a cada 15 horas e os adeptos de religiões de matriz africana estão entre os principais alvos. Segundo o último levantamento do Ministério dos Direitos Humanos, realizado há dois anos, umbanda e candomblé eram as religiões mais perseguidas no país”, pontuou o vereador.

A data, como lembra o parlamentar, foi oficializada em 2007 através da Lei nº11.635, de 27 de dezembro, escolha feita em homenagem à Mãe Gilda, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado em Salvador. Esse foi o dia em que Mãe Gilda, vítima do crime de intolerância religiosa, morreu por infarto em 2000.

Comentários