Foto: Divulgação
A porta-voz estadual da Rede, Iaraci Dias, o pré-candidato a prefeito de Salvador, Magno Lavigne, e o porta-voz nacional da Rede, Pedro Ivo 17 de janeiro de 2020 | 18:35

‘Nenhum país se desenvolveu sob polarização’, diz porta-voz nacional da Rede em Salvador

exclusivas

Em Salvador desde quinta-feira (16), quando participou da Lavagem do Bonfim, o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo, é um dos convidados da Conferência Estadual do partido que acontece neste sábado (18), quando será realizada a eleição da nova direção da Rede na Bahia. O evento acontece a partir das 8 horas, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi.

Em entrevista a este Política Livre, Pedro Ivo, que nunca havia participado da Lavagem do Bonfim, afirmou que a festa tem uma “energia” que precisa ser experimentada em todo o país. “Nós precisamos de movimentos com essa característica, de respeito, de fé e de amor. Todas as matrizes políticas devem intensificar sua participação em manifestações como essa, para que a política seja mais tolerante. Foi uma experiência gratificante”, disse.

De acordo com Pedro Ivo, um dos objetivos também de sua vinda a Salvador é “fortalecer” a pré-candidatura de Magno Lavigne, pela Rede, a prefeito da capital baiana. “A gente vê no Magno Lavigne condições que o capacitam a pleitear a ser o prefeito de Salvador, a exemplo da sua capacidade de diálogo, além do seu conhecimento sobre a realidade da cidade”, disse Pedro Ivo, ao salientar que “é preciso que a população negra de Salvador comece a atingir maior espaço no poder público. E Magno representa tudo isso. É uma pessoa comprometida, que governará para toda população”.

No cenário nacional, Pedro Ivo afirmou que a Rede ainda não discutiu a eleição presidencial de 2022, mas disse que o partido cogita ter uma candidatura própria. “O partido tem bons nomes como o da Marina e dos senadores Randolfe Rodrigues e Fabiano Contarato. Agora, estamos focados nas eleições municipais. Nossa preocupação agora é criar possibilidades para que a Rede possa disputar prefeituras, eleger vereadores, para depois pensar em 2022”.

Sobre a política de alianças da Rede Sustentabilidade, Ivo foi taxativo ao afirmar que é “programática”. “Nosso primeiro compromisso é programático. Dentro desse programa, há questão da sustentabilidade, da saúde, da educação e da segurança. Um prefeito ou um governador precisa se eleger em cima de um programa e cumprir aquele programa”.

Ivo foi enfático também em dizer que “a Rede é oposição ao governo Bolsonaro”. “Nós não iremos nos aliar com aqueles que são da base do governo Bolsonaro. Não vamos fortalecer nenhuma postura ultrarradical, conservadora e de intolerância”. Segundo Ivo, é preciso também criar um movimento que tenha propostas que unifique o país e que não “exacerbe” essa polarização. “Não existe nenhum pais do mundo que se desenvolveu perenemente em alta polarização”, afirmou.

Em relação à demissão do secretário de Cultura, Roberto Alvim, nesta sexta-feira (17), após a polêmica referência ao nazismo em vídeo divulgado nas redes sociais, Pedro Ivo afirmou que “já vai tarde”. “Esse é um governo conservador, intolerante e reacionário e agora dando guarida para representantes do nazismo. Foi justa a queda dele. Foi um clamor da sociedade democrática”, finalizou.

Comentários