Foto: Divulgação
Matrículas acontecem entre 29 e 31 deste mês 17 de janeiro de 2020 | 19:45

Resultado do sorteio eletrônico para 12 mil vagas da Educação Profissional é divulgado

bahia

A Secretaria Estadual de Educação realizou, nesta sexta-feira (17), no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o sorteio eletrônico para as 12.395 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente, ou seja, para quem já conclui o Ensino Médio. Os concorrentes podem conferir a lista de sorteados no Portal da Educação. As vagas dos 45 cursos ofertados são direcionadas para os Centros Estaduais de Educação Profissional (Ceep), Centros Territoriais de Educação Profissional (Cetep) e unidades compartilhadas na capital e em 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade.

Os classificados no sorteio de acordo com o número de vagas por unidade ofertante deverão comparecer à unidade escolar para as quais concorreram à vaga, munidos de documentos como originais e cópias do histórico escolar, cédula de identidade, CPF e comprovante de residência com data recente, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, período da matrícula. As aulas serão iniciadas no dia 10 de fevereiro.

“Um processo seletivo como este sorteio, que acontece de forma transparente e democrática, é importante para a consolidação da Educação Profissional na Bahia, que é a segunda maior do país, perdendo somente para a de São Paulo. E esta rede está alinhada com as demandas desse público que sonha em fazer um curso técnico para se qualificar e entrar no mundo do trabalho para a sua ascensão social. Daí a nossa luta pela escolarização de todos os estudantes que vieram das redes públicas de ensino e, assim, possam desenvolver a sua vida da melhor forma possível”, afirmou o chefe de gabinete da secretaria, Cezar Lisboa.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância do sorteio. “A secretaria, por meio da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica, organizou este pleito entendendo da sua importância para o processo de inclusão de toda a sociedade baiana, oportunizando vagas para aqueles que são concluintes do Ensino Médio. Estes cursos oportunizam aos estudantes qualificação profissional, melhor ocupação no mundo social do trabalho e uma formação com excelência nas nossas escolas estaduais”.

Entre os cursos ofertados estão os de técnicos em Administração, Análises Clínicas, Edificações, Agropecuária, Artes Visuais, Instrumento Musical, Informática, Cozinha e Segurança do Trabalho. Puderam concorrer estudantes que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita – seja na rede pública de ensino ou nos âmbitos federal, estadual ou municipal – ou que comprovaram ter cursado em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista.

A Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo consolidar e ampliar a oferta da modalidade em consonância com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios baianos, promovendo a inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho. Está presente na rede estadual por meio de 232 espaços, sendo 36 Ceteps, 45 Ceeps e 151 unidades compartilhadas. O sorteio teve as presenças de representantes do Ministério Público, Inocêncio de Carvalho Santana; do Tribunal de Contas do Estado, João Augusto; do Conselho Estadual de Educação, Meire Sueli Oliveira; e da Ouvidoria Geral do Estado, Audecir Filho.

Comentários