Foto: Divulgação / Reginaldo Ipê
Geraldo Júnior esse ano já tem presença confirmada no cordão do prefeito ACM Neto e do vice-prefeito Bruno Reis 13 de janeiro de 2020 | 13:39

Vereadores se preparam para lavagem do Bonfim com pedido especial: a renovação dos mandatos

exclusivas

Os vereadores de Salvador, que anualmente renovam a fé cristã, já se preparam para agradecer ao Senhor do Bonfim pelas glórias alcançadas no ano que passou. Este ano, entretanto, percorrerão os 8 km que se inicia na Basílica da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, com um pedido especial: a renovação dos seus mandatos, levando em conta se tratar de um ano eleitoral atípico com nova legislação, sem coligações. Porém, que não fará a maioria de desistir do sonho de buscar a reeleição.

Conforme levantamento feito pelo Política Livre, dos 43 edis os únicos que podem ter problemas neste sentido são Cézar Leite (PSDB) e Alexandre Aleluia (DEM) por conta da movimentação pela formação do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro quer lançar no país.

Como a sigla não deve sair antes da eleição, parlamentares tucanos e democratas começam a fazer a pressão em seus ninhos partidários, sob alegação de se tratar de uma injustiça tentarem a reeleição pelo DEM e PSDB e depois abandonarem as legendas para fundar um novo partido e já há quem defenda que os dois assinem um termo de compromisso, assegurando que, se eleitos, permaneçam nas duas siglas. Leite, barrado de outras agremiações que tentou ingressar, já admite, inclusive, a possibilidade de não tentar a reeleição.

Fora isso, a expectativa é de um grande cordão da Câmara de Salvador na cerimônia multirreligiosa. O próprio presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior já tem presença confirmada no bloco do prefeito ACM Neto (DEM) e do pré-candidato à sucessão de Neto (DEM) Bruno Reis (DEM), ao qual pode ser vice e já antecipa seus pedidos.

“Renovação da fé, pedido de proteção e agradecimento por tudo que foi alcançado são demonstrações que fortalecem, ano após ano, a tradicional festa dos baianos em louvor ao Nosso Senhor do Bonfim. Nesse dia de glória, a cidade se veste de branco para atrair e irradiar as energias positivas que consolidam a fé cristã”, frisa Geraldo Júnior, que levará com ele o bloco que lidera [SD, PSC, PTB e MDB], ajudando assim, a engrossar as fileiras do grupo liderado por Neto que seguirá ainda com mais nove partidos ao seu lado: DEM, PSDB, PSL, Republicanos, Cidadania, PMN, DC, Patriota e PL [este último ainda depende de uma reunião entre Bruno e o presidente estadual da legenda, José Carlos Araújo].

A expectativa com a possível ausência do governador Rui Costa (PT) por conta de uma cirurgia para a retirada de um nódulo na mama, é que o gestor soteropolitano e sua ‘tropa’ reine no cortejo.

No ano passado, vale lembrar, em um cenário bastante diferente, o presidente do Parlamento municipal, que dava os primeiros sinais do seu desejo de ‘governar Salvador’ saiu num cordão mais isolado com seus ‘súditos’ e teve até camisa com a frase: “Tô com Geraldo”.

Na ocasião, repercutiu bastante um registro entre ele e o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani postada na redes sociais de Geraldo Júnior em que o dirigente do time tricolor aparecia segurando a camisa com a seguinte legenda: “Quem disse que na política e na vida pública não se constrói amigos? Porque eu ganhei um irmão @gcbellintani presidente do Esporte Clube Bahia”.

Fernanda Chagas
Comentários