Foto: Divulgação /Ascom
Onze leitos no hospital, que estão sendo transformados em unidades de terapia respiratória intensiva 27 de março de 2020 | 15:32

Mata de São João vai ampliar leitos de terapia respiratória intensiva para enfrentar o COVID-19

bahia

Entre uma série de medidas para proteger as pessoas e minimizar os efeitos da pandemia causada pelo Coronavírus em Mata de São João, a Prefeitura está ampliando o sistema municipal de saúde para atender uma maior quantidade de pessoas simultaneamente.

A Prefeitura vem adotando medidas para ampliar a capacidade do seu hospital municipal, para atender aos possíveis casos de contaminação que venham a acontecer e que evoluam para as formas mais graves dessa doença.

Com a desativação do Centro de Parto Natural (CPN) e da enfermaria pediátrica, no prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) sobraram onze leitos no hospital, que estão sendo transformados em unidades de terapia respiratória intensiva.

“Além desses, existe ainda a possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde ocupar uma das escolas da rede municipal de ensino, que estão com as aulas suspensas”, frisa o prefeito. O gestor detalha que a unidade provisória, caso seja necessária, terá leitos para pacientes sem risco e que não precisam de cuidados especiais.

“Assim liberaremos mais leitos no Hospital Municipal, onde existe uma estrutura de médicos, enfermeiros e equipamentos mais complexa e robusta, para a ampliação dessas unidades de tratamento intensivo de possíveis pacientes graves, contaminados com o Coronavírus”, explica o prefeito.

Mais equipamentos – Segundo o chefe do executivo municipal, tudo agora depende da entrega dos novos respiradores artificiais e demais equipamentos já adquiridos pela Prefeitura. A chegada desses aparelhos vai viabilizar uma estrutura de vinte e dois leitos de terapia respiratória intensiva.

De acordo com a secretária de Saúde de Mata de São João, Tatiane Rebouças, o Município está montando uma grande operação, tanto para poder atender com mais eficiência ao maior número de pacientes, quanto para minimizar o impacto da eventual chegada dessa doença na população matense.

Comentários